Wednesday, December 9, 2015

Churchill's Meio Queijo Douro Tinto 2012

Os vinhos de Portugal ocuparam um lugar de destaque e preferência em meu paladar por um longo período. No entanto quando comecei a conhecer vinhos americanos e vinhos italianos, e mesmo quando viajei para a Itália, estes vinhos também fizeram com que eu criasse laços afetivos. No entanto os portugueses sempre estiveram lá, na sua cadeira cativa. E sempre que eu provo um novo vinho português que me faz sentir prazer, é como se eu reencontrasse um velho amigo. E foi assim que me senti ao degustar o Churchill's Meio Queijo Douro Tinto 2012.


A Vinícola Churchill, produtora do vinho em questão, foi fundada por John Graham em 1981, como a primeira empresa de Vinho do Porto britânica a ser estabelecida em 50 anos. Seu desejo era montar uma empresa para produzir o seu próprio estilo individual de vinho. Era sua esposa, Caroline Churchill, que emprestou à empresa o seu nome. Em uma indústria centenária, eles eram a aposta e o novo desafio para o mercado. Desde 2004 produzem também vinhos distintos, com altíssima qualidade e caráter, transmitindo o que a região do Douro oferece de melhor. Na Churchill’s, é possível encontrar desde vinhos de entrada, como a linha Meio Queijo, como vinhos para ocasiões especiais, como o Porto Vintage.

Sobre o Churchill's Meio Queijo Douro Tinto 2012, podemos acrescentar que é um corte de uvas portuguesas, a saber: Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz. Não passa por madeira. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma coloração violácea de média intensidade, bom brilho e boa limpidez. Lágrimas finas, razoavelmente ligeiras e coloridas também se faziam notar.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutas escuras maduras, flores e especiarias.

Na boca o vinho tinha corpo médio, boa acidez e taninos macios. O retrogosto confirma o olfato e o final era de média duração.

É o vinho de entrada da vinícola e cumpre muito bem seu papel. É fácil de beber e deve agradar em cheio paladares iniciantes e iniciados no mundo do vinho. Eu recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment