Tuesday, December 15, 2015

Winebar: Degustação especial de Espumantes Salton para o fim de ano!

Com a proximidade do final do ano, muitos já estão com os preparativos para as festas, jantares e confraternizações em pleno vapor. Sabendo disso, a Vinícola Salton em parceria com o Winebar, mais uma vez sai na frente, aproveitou para lançar e reapresentar alguns de seus vinhos espumantes que são amplamente consumidos nestas ocasiões e que, em minha opinião, combinam bem demais. E foi assim que no último mês de Novembro o enólogo Gregório Bircke Salton, mostrou o lançamento da linha Séries By Salton assim como (re)apresentou os espumantes Salton Brut e Salton Reserva Ouro.

Falar sobre a Vinícola Salton ou sobre o Winebar seria como, desculpem o clichê, chover no molhado. Com seus mais de 100 anos de história, a Salton é uma das principais vinícolas do Brasil. Já o Winebar é sempre uma degustação descontraída onde provamos junto com os convidados e o mediador, na nossa casa, alguns ótimos vinhos das vinícolas ou importadoras participantes.


Começamos a degustação com o lançamento da noite, o Séries by Salton Brut, um espumante considerado de entrada (para venda em supermercados). É feito a partir de uvas Ugni Blanc e Prosecco, pelo método Charmat (segunda fermentação em tanques de inox). Como resultado tivemos um espumante de coloração amarelo palha bem clarinho, com reflexos esverdeados. Boa formação de perlage. No nariz mostrou aromas de flores brancas e frutas cítricas e tropicais. Em boca tem boa cremosidade e acidez na medida. Retrogosto confirma o olfato. Um vinho fácil, leve e que quando você percebe, a garrafa secou. Vale ressaltar que esta linha de produtos ainda possui um espumante Demi-Sec e um Rosé.

Depois, passamos ao Salton Brut, subindo um poucode patamar dos produtos Salton, com um vinho feito a base de Chardonnay, Trebbiano e alguma(s) outra(s) uva(s), feito também pelo método Charmat. Coloração ainda amarelo palha, reflexos esverdeados. Perlage mais delicado e consistente. Aromas mais puxados aos cítricos, ainda com flores e com toques de panificação e fermento. Na boca é bem fresco com boa cremosidade. O retrogosto confirma o olfato. Sem dúvida um campeão para o dia a dia.


Ao final, chegamos ao Salton Reserva Ouro, um espumante produzido pelo método Charmat, que fica em contato com as leveduras por aproximadamente 6 meses. Tem ainda em sua composição 60% Chardonnay, 20% Riesling e 20% Pinot Noir. Existe ainda uma curiosidade a cerca da produção deste vinho, onde 20% do vinho foi fermentado e conservado em barris de carvalho novo, norte americano e meio tostado. Como resultado temos uma bonita cor amarelo palha com toques esverdeados. Borbulhas de tamanho médio, boa intensidade e persistência. Já no nariz o vinho apresentou aromas de frutos como abacaxi e pêssego, toques de fermentação e mel. Leve lembrança floral. Na boca o vinho tinha bom corpo, acidez pronunciada e boa cremosidade. Retrogosto confirma o olfato e tem um final de média duração. Um bom vinho espumante, pelo preço me parece justo e bem competitivo.

Em suma, está procurando opções pra brindar o seu final de ano? Então procure pelos produtos  da Vinícola Salton e sua extensa gama de opções pois tenho certeza de que irá achar algo que case com seu gosto e que caiba no teu bolso. Eu recomendo! E assim terminamos mais um Winebar.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment