Tuesday, December 8, 2015

Syrah PGI Achaia 2013: Um belo vinho grego em nossas taças

Uma coincidência muito grande marcou este vinho, e por isso, eu pensei com muito cuidado sobre como e quando escrever sobre ele. A pouco mais de dois meses estava de férias, viajando com minha família e pude conhecer o famoso Epcot International Wine and Food Festival (relembrem aqui). Lá, apesar do preço, provei alguns vinhos bem legais e um deles, coincidentemente, veio a aparecer por aqui um tempo depois. Estou falando do Syrah PGI Achaia 2013.


A Cavino Winery SA, produtora do vinho em questão, é um grupo grego que tem sua fundação ainda em meados dos anos 50 na região do Peloponeso, na Grécia, mas que passou por algumas grandes modificações em todo este caminho. Aparentemente o ano rde 1999 é o que detém a marca mais recente na vinícola, quando começa a introduzir no mercado local e nos mercados internacionais vinhos de alta gama no quesito qualidade. De lá pra cá contou com uma expansão forte em mais de 26 países e construiu uma linha de engarrafamento que dizem ser o estado da arte no quesito tecnologia, com capacidade de produção de 7000 garrafas por hora.

Sobre o Syrah PGI Achaia 2013, podemos ainda acrescentar que é um vinho feito com 100% de uvas Syrah, proveniente do melhor terroir da Grécia, o de Achaia que é a denominação geográfica protegida (PGI). O vinho fermentou e amadureceu por 3 meses em barricas de carvalho antes de ser engarrafado e liberado para o mercado. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma bonita coloração rubi violácea de média intensidade, bom brilho e uma boa limpidez. Lágrimas finas, rápidas e coloridas também se fizeram notar.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos escuros e vermelhos, coco e leve toque de fumo de corda. 

Na boca o vinho mostrou corpo médio, boa acidez e taninos macios. O retrogosto confirma o olfato e o final era de média duração. 

Um bom vinho para o dia a dia, mais um vez fugindo dos hermanos chilenos e argentinos. Eu recomendo a prova. Mais um vinho do clube de vinhos da Winelands, o clube que eu assino e recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment