Thursday, January 19, 2017

Pitars Prosecco Brut

A história da Pitars, produtora do vinho espumante de hoje, é a história de uma família, de seu amor pelo vinho, uma história indissociavelmente ligada à terra e vinhedos que cultivou durante décadas. A vinícola Pitars está localizada em San Martino al Tagliamento, na DOC Friuli Grave. A atual geração de família Pittaro em Friuli, na Itália, chamados de "Pitars", está a frente da empresa hoje, mantendo viva a tradição da família. A filosofia da empresa sempre foi sinônimo de qualidade: viticultura e enologia são pilares de uma unidade percebida por sua excelência. A responsabilidade ambiental, pesquisa e vanguarda tecnológica e o desenvolvimento da área a torna um símbolo de qualidade do Made in Friuli, uma qualidade que se renova a cada colheita.


Sobre o Pitars Prosecco Brut, podemos ainda acrescentar que é um vinho espumante elaborado com 100% de uvas Glera e os vinhedos que deram origem as uvas estão localizados no coração vinícola do Friuli. A segunda fermentação acontece nos tanques de inox e o vinho fica em contato com as leveduras por pelo menos 60 dias antes do engarrafamento. Ligeiro afinamento em garrafa e finalmente liberação ao mercado. Vamos as impressões?

Na taça o vinho espumante apresentou coloração amarelo palha bem clarinho, quase prateado, com reflexos esverdeados com muito brilho e limpidez. Boa formação de uma perlage fina, consistente e intensa.

No nariz o vinho espumante apresentou aromas de frutas cítricas e tropicais, flores e um que mineral no fundo da taça.

Na boca o vinho espumante tem corpo leve com excelente acidez. O retrogosto confirma o olfato e aumenta a sensação mineral. O final era de média duração.

Uma boa surpresa este vinho espumante vindo da Itália com boa tipicidade. Deve harmonizar bem com comidas mais simples e leves, com uma boa conversa ou pode ser bebido sozinho mesmo, especialmente nestes dias de calor intenso que temos presenciado por aqui ultimamente. Mais um vinho do clube de vinhos da Winelands, o clube que eu assino e recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment