sexta-feira, 3 de março de 2017

Ação beneficente em prol dos vinhateiros chilenos

Veja que ação super bacana que está sendo desenvolvida pela escola Eno Cultura em prol dos vinhateiros chilenos que foram afetados no começo com as queimadas que dizimaram vinhas centenárias. Toda a renda obtida com a venda dos ingressos será repassada aos prejudicados, no Chile. A Eno Cultura promove em São Paulo no próximo dia 28 de março aula/degustação sobre terroir, castas e vinhas centenárias chilenas em prol dos vinhateiros que tiveram seus vinhedos incendiados.


No inicio deste ano um incêndio de grandes proporções atingiu a cidade costeira de Valparaíso, no Chile. Com ele, tragicamente, mais de dez vidas foram ceifadas, centenas de casas foram destruídas e muitos vinhedos que fazem parte da herança do vinho chileno foram perdidos.

De lá para cá, grupos da iniciativa privada em conjunto com o Ministério da Agricultura, a Associação de Enólogos do Chile e a Organização Barra Solidária, dentre outros, vem unindo forças para ajudar as famílias afetadas. No Brasil quem capitaneia a ação colaborativa é a escola de vinhos Eno Cultura com seus parceiros locais.


Foram prejudicados micro e pequenos produtores de uvas, e de vinhos, que mantém produtivas videiras - muitas destas centenárias - em algumas das mais históricas e tradicionais regiões produtoras chilenas, tal como a província de Cauquenes no Maule e no Vale de Itata, em Bio-Bio-, o berço do vinho chileno.


Responsáveis por manter o patrimônio vinícola chileno, em especial, foram afetadas vinhas da casta País, simbólica por ser a primeira variedade de uva trazida ao território, ainda no século XVI. Tão importante quanto, videiras de Carignan certamente também contarão com ao menos um vinho representativo na aula especial que será ministrada por Paulo Brammer. Como tema, o sócio da escola de vinhos Eno Cultura, contará a história do vinho chileno, focando nas vinhas centenárias e seus defensores.


A aula abordará: 

- Sub-regiões do Sul do Chile
- Vinhas centenárias 
- Projeto Vigno
- Os protetores do terroir
- Oito vinhos serão degustados

Serão degustados vinhos das vinícolas:

De Martino, Torres, Bodegas Re, Undurraga, Clos de Fous, Odfjell, dentre outros

Serviço

Local: 
Praça São Lourenço
Rua Casa do Ator, 608, Vila Olímpia
São Paulo, SP

Horário: 
19h30 receptivo
20h00 às 22h00 evento

Valor: R$ 250


*O valor arrecadado será repassado integralmente aos afetados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário