Thursday, July 6, 2017

Flor das Tecedeiras 2014

A Quinta das Tecedeiras, produtora do vinho de hoje, situa-se na zona nobre do Douro vinhateiro, a oito quilômetros a montante da vila do Pinhão. Nesta propriedade com vista privilegiada sobre o rio Douro moram memórias de uma história riquíssima, da vinha principalmente, mas também das freiras tecedeiras de linho (da onde vem o nome da Quinta), que lhe deram o nome, e do olival. Percorrendo-se a quinta compreende-se como cresce ali uma simbiose feliz entre os vinhedos antigos – alguns com mais de 80 anos - e novos, bem como com o olival que vem do tempo em que a filoxera exigiu ao Douro encontrar cultivos alternativos à vinha devastada. É desta herança que se valoriza, nascem, naturalmente, vinhos DOC Douro e vinhos do Porto Quinta das Tecedeiras de qualidade reconhecida internacionalmente.


Já sobre o Flor das Tecedeiras 2014 podemos acrescentar que é um vinho feito a partir das mais tradicionais castas do Douro – Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Amarela, Tinta Barroca e Tinto Roriz - com fermentação e estágio apenas em tanques de inox. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração violácea de média para grande intensidade com bom brilho e boa limpidez. Lágrimas finas, rápidas e com alguma cor também se faziam presentes.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos escuros em compota, baunilha, flores, especiarias e algo que lembrava tinta de caneta.

Na boca o vinho apresentou corpo médio, boa acidez e taninos sedosos. O retrogosto confirma o olfato e acrescenta um toque mais mineral com uma excelente persistência.

Um ótimo vinho Duriense que provamos por aqui, é trazido pela Winebrands e vale o quanto custa, eu recomendo a prova!

Até o próximo.

1 comment: