terça-feira, 29 de agosto de 2017

Stambolovo Estate Sauvignon Blanc 2016

O vinho de hoje é produzido pela Stambolovo Winery, vinícola esta que tem as suas vinhas e instalações situadas no sul da Bulgária, em estreita proximidade com as fronteiras com a Grécia e a Turquia. A região é de importância geográfica chave. O caminho mais curto da Europa para a Ásia e Ásia Menor passa por estas terras. Muito provavelmente esse foi o caminho pelo qual as primeiras videiras foram trazidas para o que é hoje o território da Bulgária. Com uma história de quase 80 anos no negócio, atualmente a vinícola está entre os principais produtores de vinho na Bulgária. Devido às características benéficas climáticas e terroir da região, bem como com a qualidade e tradição comprovada pelo tempo, hoje a marca Stambolovo é considerado pela maioria dos profissionais de negócios de vinho, a vinícola com os melhores, da mais alta qualidade e mais típicos vinhos Merlot na Bulgária.


Falando mais especificamente sobre o Stambolovo Estate Sauvignon Blanc 2016, podemos afirmar que é um vinho feito 100% com uvas Sauvignon Blanc sem qualquer estágio em madeira. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma bonita coloração dourada com reflexos verdes, ótimo brilho e limpidez.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos cítricos (abacaxi e maracujá) e grama recém cortada.

Na boca o vinho apresentou corpo leve e uma acidez deliciosa mas sem ser "agressiva" como a maioria dos irmão chilenos da mesma casta apresentam, por exemplo. O retrogosto confirmou o olfato e acrescentou um toque mineral ao vinho. O final era de média duração.

A meu ver mais um excelente vinho búlgaro apresentado por aqui, um vinho no mínimo diferente e que difere dos hermanos de mesma casta. Vale conhecer e provar. Foi o fiel escudeiro de um jantar num rodízio de comida japonesa aqui em sampa. Este é mais um vinho que foi apresentado pelo Winelands Clube do Vinho, o clube que eu assino e recomendo.

Até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário