Wednesday, January 17, 2018

Clos de Torribas Crianza 2013

O vinho em questão é produzido pela Bodegas Pinord, cuja historia remonta a mais de cento cinquenta anos, quando em sua propriedade de Sant Cugat Sesgarrigues, a família Tetas começou a elaborar vinhos brancos e tintos, procedentes de uvas de cultivo próprio, que naquela época já eram elaborados e criados seguindo os tradicionais métodos artesanais próprios da região. Em 1942, quando Josep Maria Tetas criou a atual bodega, instalando-a em Vilafranca del Penedès, a tão somente quatro quilômetros da propriedade original. Desta propriedade, precisamente, se escolhe o nome para a marca da empresa, Pi del Nord -Pinho do Norte-, que hoje em dia está reconvertida ao cultivo ecológico e continua produzindo uvas de excelente qualidade.O êxito não se fez esperar e superou as expectativas: em pouco tempo, Pinord começou a exportar seus vinhos por todo o mundo e a bodega experimentou um enorme crescimento. As instalações foram ampliadas e incrementou-se a produção.


Falando sobre o Clos de Torribas Crianza 2013, podemos afirmar que o vinho é feito a partir de uvas 100% Tempranillo da região do Penedés com posterior amadurecimento de 12 meses em carvalho e envelhecimento de 12 meses em garrafa antes de ser liberado ao mercado. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração rubi violácea de média intensidade com reflexos granada, bom brilho e limpidez. Lágrimas finas, rápidas e ligeiramente coloridas também se faziam presentes.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos escuros, especiarias (princiaplemte as doces como canela e cravo da índia), baunilha e leve tostado.

Na boca o vinho apresentou corpo médio aliado a uma boa acidez e taninos suaves. O retrogosto confirma o olfato e o final era de média duração.

Mais um bom vinho espanhol provado por aqui, aliás, vinhos que tenho provado pouco mas que tem se mostrado bacanas e diferenciados, esse em especial para o dia a dia. Eu recomendo a prova.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment