Tuesday, January 23, 2018

Zonin Valpolicella Classico 2016

A Casa Vinícola Zonin tornou-se, no decorrer do século passado, uma das principais marcas nas cenas italiana e mundial, graças à paixão e à devoção à produção de vinho da família Zonin. A deles é uma família que manteve um vínculo íntimo com suas raízes: a terra e as vinhas das colinas de Gambellara, no coração da região do Veneto. Lá, a Zonin Company produz uma ampla gama de vinhos: clássico D.O.C.G. e D.O.C., I.G.T.s tradicionais e vinhos espumantes refinados. Estes são tipos de vinho que sublinham a exclusividade dos seus terrões e as características dos varietários a partir dos quais são fabricados. A sede da empresa está em Gambellara; um oásis de vinhas e colinas verdejantes que se encontram na fronteira entre as províncias de Vicenza e Verona. Gambellara está no coração de uma das áreas mais importantes da Itália pelo patrimônio histórico, cultural e arquitetônico, e que também foi reconhecido pela UNESCO: Verona, a cidade de Romeu e Julieta; Vicenza, a cidade de Palladio; e Veneza, a cidade da Serenissima, com seus famosos palácios e moradias.


Sobre o Zonin Valpolicella Classico 2016, podemos ainda acrescentar que é um vinho feito a partir das castas Corvina, Rondinella e Molinara com amadurecimento em barricas de carvalho esloveno. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração rubi violácea de média intensidade com bom brilho e limpidez. Lágrimas finas, rápidas e incolores também se faziam presentes. 

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos, amendoas com leve toque balsâmico.

Na boca o vinho apresentou corpo médio, boa acidez e taninos finos. O retrogosto confirma o olfato e o final era de média duração.

Uma boa opção para vinho de dia a dia, para acompanhar aquela pizza ou massa ou mesmo pra ser tomado descontraidamente durante um bate papo qualquer. Foi comprado por menos de 50 reais no Pão de Açúcar e vale o quanto custa.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment