Thursday, January 4, 2018

Prunotto Moscato D’Asti 2015

Passadas as festividades de final de ano, venho hoje falar de um vinho que descobri ser um excelente aliado para sobremesas a base de frutas, panetones e por que não, frutas frescas. Estou falando do Prunotto Moscato D’Asti 2015.


A Prunotto nasceu pelas mãos de Alfredo Prunotto, um famoso enólogo do século passado que produzia vinhos tão especiais e que trabalhou com tamanha dedicação que colocou os vinhos de Alba em todo o mundo. Prunotto sempre foi uma marca reconhecida como exemplo de qualidade do vinho piemontês. Em 1956, após grande sucesso, Prunotto retira-se do negócio, e a vinícola fica com seu amigo, também enólogo, Beppe Colla, que, primeiro associado a Carlo Filiberti e depois a seu irmão Tino Colla, continuou a produzir e a desenvolver o prestigioso Prunotto.

Falando um pouco mais especificamente do vinho, podemos afirmar que o mesmo é feito com 100% de uvas Moscato Bianco Di Canelli sem passagem em madeira. A fermentação alcoólica é interrompida (o vinho é resfriado) quando o vinho tem uma concentração em torno de 5,0 a 5,5% de álcool. Isso também ocasiona formação de CO2 deixando o vinho ligeiramente gaseificado e o enquadrando em uma linha de espumantes de fermentação única. Em seguida é clarificado e filtrado e então engarrafado. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração amarelo palha com reflexos dourados, ótimo brilho e limpidez. 

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos tropicais, mel e flores brancas.

Na boca o vinho apresentou corpo leve para médio, ótima acidez e um equilíbrio interessante com o açúcar residual. O retrogosto confirma o olfato e o final era de média para longa duração.

Uma ótima surpresa de final de ano por aqui no Balaio e que fez a alegria das festas se tornarem ainda mais intensas. É trazido pela Winebrands e vale o quanto custa, eu recomendo a prova!

Até o próximo.


Nota do editor: a descrição do produtor foi retirada do site www.baccos.com.br

No comments:

Post a Comment