quarta-feira, 9 de novembro de 2011

As mulheres indianas comandam grande incremento no consumo de vinho

O consumo de vinho na Índia está crescendo a uma taxa 'estupenda' -particularmente entre as mulheres, diz um novo estudo. O consumo cresceu quase 25% nos últimos cinco anos, de acordo com "Perspectiva para o Mercado Indiano  de Vinho para 2015 - Incremento da Demanda pelas Mulheres"publicado por uma empresa privada de marketing, a AM Solutions Mindpower em Nova Delhi.

Os indianos consumiram cerca de 620.000 caixas de vinhos em 2005, mas este número subiu para 2.33milhões de caixas até agora em 2011. O consumo de vinho deve chegar às 6.88milhões de caixas até 2015, segundo o relatório. As mulheres são as maiores condutoras desse aumento, disse Ankur Gupta, chefe de marketing para a empresa. O consumo de vinho entre as mulheres em toda a Índia aumentou 28,7% nos últimos cinco anos, em comparação a um aumento de 17,3% no consumo dos homens, especialmente em áreas metropolitanas. Gupta disse a Decanter.com que as mulheres estão bebendo mais vinho porque o consideram uma "bebida sofisticada " que "levanta seu status em reuniões sociais." O aumento da independência financeira das mulheres de classe média também está impulsionando a demanda, já que podem mais facilmente "entrar em eventos sociais em bares e em restaurantes", disse Gupta.

O vinho tinto é responsável por quase 51% do consumo total de vinho na Índia, mas mais do que duas em cada três mulheres preferem os tintos sobre outros vinhos, porque elas vêem o vinho tinto como um antioxidante que tem vários benefícios à saúde, Gupta acrescentou.

Agora a pergunta que não quer calar é: por que não conseguimos alavancar de forma consistente o consumo de vinho no Brasil? As respostas são muitas, e são um conjunto de fatores, mas se quiserem, encontrem aberto o canal de comentários do blog para mais esta discussão.

Até o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário