Tuesday, November 1, 2011

Expo São Roque

Você que gosta de gastronomia, diversão, compras e muitas atrações pode encontrar todos os anos, a apenas 70 km de São Paulo, um evento que faz esta união. É a Expo São Roque, evento que acontece todo mês de Outubro (nos finais de semana, de sexta a domingo, e nos feriados) e que tem como objetivo divulgar o potencial turístico da região e ainda a cultura da alcachofra roxa e do vinho. O evento acontece sempre no "Recanto da Cascata", local que ainda possui grande atrativo visual por estar todo construído ao redor de um pequena queda d'água, que faz a alegria de todos os visitantes. É a oportunidade ideal para se experimentar os diversos pratos feitos tendo a alcachofra como astro principal e ainda conhecer um pouco da história do município bem como as vinícolas familiares de muita tradição. Além disso, apresentações musicais e teatrais além da tradicional pisa da uva, podem ser vistos nos dias do evento.

O local em que o evento ocorre está basicamente dividido em alguma áreas, a saber: o palco, local onde ocorrem as atrações musicais e teatrais; o espaço gourmet onde estão instalados os restaurantes que participam da edição e tem como mote a alcachofra em seus pratos principais, sejam estes self service ou a la carte; um pavilhão dedicado às vinícolas de São Roque; orquidário, que como o próprio nome já diz, é um espaço dedicado as orquídeas mas que também expõe outras flores; fast food e lanchonetes que além de um espaço dedicado a elas estão também em quiosques espalhados pelo local da festa; mercado da alcachofra, onde você pode comprar as alcachofras em caixas ou em unidades, em variados tamanhos, além de muitas outras atrações em segundo plano.

Como bom glutão que sou, evidentemente que eu indico o espaço gourmet, com destaque para a Cantina da Tia Lina, com pratos elaborados com muito cuidado e com muito sabor, como o risoto de alcachofra, o fundo de alcachofra gratinado e o estrogonofe de fundo de alcachofra, todos divinos. Prove também as alcachofras recheadas, com destaque para a que leva lombo canadense e presunto no recheio. Outra dica é o pavilhão das vinícolas, que apesar de fazerem vinhos de uvas americanas e não viníferas em sua maioria, já começam em associação com vinícolas do sul do país a produzir exemplares de Tannat, Cabernet Sauvignon e Chardonnay com alguma qualidade. De uma destas associações inclusive nasceu o Casa Venturini Chardonnay Reserva, que em sua safra 2011 já faz parte dos 16 vinhos mais representativos da safra segundo eleição realizada na Avaliação Nacional de vinhos deste ano.

Outro ponto interessante são as palestras que acontecem num espaço reservado a elas, como por exemplo com chefes de cozinha renomados que ensinam receitas com alcachofra ou enólogos que vão até lá com o intuito de tentar democratizar um pouco a idéia de que o vinho é um alimento e deve fazer parte mais integrante de nossa cultura. Este ano por exemplo vale destacar o Chef Osley José e o enólogo Fábio Góes, que contavam com 3 e 2 apresentações diárias respectivamente.

Este ano sei que divulgo e dou a dica com um pouco de atraso, afinal a feira se encerrou no último final de semana. Mas se programem para o ano que vem que eu tenho certeza de que vocês não irão se arrepender. Para maiores informações, consultem o site oficial do evento: www.exposaoroque.com.br .
Eu recomendo!

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment