Monday, July 25, 2016

Bressia Sylvestra Pinot Noir Rose 2014

Eu confesso que não sou muito fã de vinhos rosés, não sei ao certo, mas não me agradam muito no paladar. Mas quando eu acho algum interessante, eu gosto de compartilhar com vocês por aqui. E este foi o caso do Bressia Sylvestra Pinot Noir Rose 2014, cujas informações trago abaixo, juntamente com minhas impressões, para que possamos discutir sobre ele. Fiquem comigo.


Walter Bressia costumava fazer vinhos para diferentes vinícolas de Mendoza. No entanto, em 2003, ele decidiu seguir seu sonho de fazer seus próprios vinhos e começou sua vinícola familiar com a ajuda de sua esposa e filhos na região de Agrelo. Entre vinhedos e um tranquilo jardim à beira de um riacho, a vinícola é uma bela casa no estilo das ‘villas’ italianas. Passeando pela vinícola você pode ver o processo de elaboração completo e aprender o estilo Bressia, focado em vinhos de alta qualidade e pequenas quantidades. Tudo isso em um ambiente aconchegante e descontraído, com o tour guiado por algum dos membros da família. A Bodega Bressia produz vinhos tintos, brancos, rosés, espumantes e sua própria grappa.

Sobre o Bressia Sylvestra Pinot Noir Rose 2014, posso ainda acrescentar que é um vinho feito com uvas 100% Pinot Noir da região do Vale do Uco, em Mendoza. O processo de fermentação é feito em tanques de inox e o contato com as cascas e outras matérias corantes é reduzido, afim de se obter este tom "salmão". Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma coloração rosa salmão escuro, límpida e bem brilhante.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos frescos, algo cítrico com toques florais e defumados.

Na boca o vinho se mostrou de corpo médio e bem fresco. O retrogosto confirma o olfato e adiciona um toque mineral. O final era de média para longa duração.

Um bom vinho argentino, sem sombra de dúvidas. Para os que acreditam em pontuações e eleições no mundo do vinho (eu acredito desacreditando muitas vezes), este vinho foi eleito o melhor rosé da Argentina e recebeu 92 pontos no Guia descorchados. Vale a prova, eu recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment