Thursday, December 10, 2009

Liga dos Campeões sem zebras

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Depois de o Liverpool ter sido eliminado da Liga dos Campeões ainda na quinta rodada, a sexta jornada da primeira fase confirmou a queda de outro clube europeu de tradição continental: a Juventus, que perdeu a vaga para o Bayern de Munique ao ser goleada por 4 a 1 pelos alemães em pleno estádio Olímpico de Turim. Contudo, o prestigiado torneio continental não deu espaço a azarões no afunilamento para as oitavas de final.

A eliminação da Juventus foi a mais surpreendente nesta sexta rodada da fase de grupos. A equipe dos brasileiros Diego, Felipe Melo e Amauri jogava por um empate em casa contra o Bayern e até chegou a marcar o primeiro gol. Entretanto, os alemães reagiram, emplacaram quatro gols em Turim e tiraram os italianos, duas vezes campeões da Champions League e finalistas em outras cinco ocasiões.

O grupo A, liderado pelo Bordeaux – o atual campeão francês conquistou 16 pontos em 18 possíveis –, terminou com os bávaros na vice-liderança, com 10. A Juventus, que acumulou oito, amargou o terceiro lugar e a vaga na Liga Europa.

A outra surpresa desta primeira fase foi o Liverpool, campeão da edição 2004/05, que sofreu sua primeira eliminação na fase de grupos sob o comando do espanhol Rafael Benítez. Os ingleses, que ainda ficaram com o vice em 2006/07, conquistaram sete pontos na chave E – a Fiorentina liderou com 15, dois a mais que o Olympique de Lyon.

Vexame também passou o Atlético de Madri, que não venceu um jogo sequer pelo grupo D. Os espanhóis conquistaram três pontos e ficaram à frente do APOEL, do Chipre, apenas por terem marcado um gol na casa dos rivais – houve empate entre os dois clubes por 0 a 0 no estádio Vicente Calderón e por 1 a 1 no GSP, em Nicósia.

Porém, a lista dos 16 classificados para as oitavas de final não deu espaço para ‘zebras’, embora alguns clubes de menor prestígio pleiteassem uma vaga até a última rodada. No grupo F, Dynamo de Kiev e Rubin Kazan poderiam eliminar Barcelona e Inter de Milão, mas viram os dois favoritos confirmarem presença com triunfos na última rodada.

Outro azarão era o Unirea, da Romênia, que ostentava a vice-liderança da chave G ao final da quinta rodada. Na partida que decidiria o segundo classificado, porém, o Stuttgart venceu em casa por 3 a 1 e relegou os adversários à Liga Europa.

No grupo B, o atual campeão alemão não conseguiu surpreender em sua estreia na Liga. O Wolfsburg foi derrotado em casa pelo Manchester United por 3 a 1 e perdeu o segundo lugar para o CSKA Moscow, que avança na companhia dos ingleses. Também debutante, o AZ Alkmaar, atual dono do Holandês, amargou a lanterna do grupo H – Arsenal e Olympiacos passaram às oitavas, enquanto o Standard de Liege terminou no terceiro posto.

No comments:

Post a Comment