sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Deuses Americanos: leitura recomendada.


Já tive uma fase de leitor mais assíduo do que hoje em dia e a maior prova disso é que demorei bastante pra finalizar a leitura deste livro, citado no título do post. Mas isso não ocorreu única e exclusivamente por minha causa, uma vez que o livro, na minha opinião, apesar de ser muito misterioso e intrigante tem uma leitura "difícil", se entendem o que eu quero dizer. Mas enfim, vamos as impressões.

O livro, um dos melhores de Neil Gaiman (a quem diga que é o melhor), retrata a fantasia da reunião de deuses de diversas crenças/religiões/épocas diferentes numa batalha épica contra os chamados deuses modernos (metáfora que visa reunir entre outros cartões de crédito, telefonia móvel, internet, televisão e outras tecnologias como vilãs do mundo moderno). Isto significa que o livro trata da violenta investida que a tecnologia deu nos últimos anos e fez com que o povo americano deixasse de lado suas crenças, culturas e devoção.

A história (ou seria estória?) se desenrrola ao redor da vida de Shadow, um cara até então normal, que tem sua vida mudada quando vai para a prisão e depois de alguns anos se vê livre. Tem a notícia da estranha morte de sua esposa e durante o vôo de volta pra casa, quando libertado da prisão, acaba sendo recrutado por um estranho sujeito para ser seu "serviçal". A partir dai, Shadow é colocado no meio desta batalha mítica de "deuses" e aprende a duras penas o significado de tudo isso, tendo inclusive que tomar decisões muito importantes que virão a mudar para sempre sua vida. A narrativa densa e muito detalhista dificulta um pouco a leitura, tendo que estar bem concentrado e desapegado de outros afazeres para compreender por completo o conto. É claro que Gaiman nos brinda com um dissecação da alma americana desde sua criação até os dias atuais e nos faz compreender o estilo de vida que leva até as consequências narradas no livro.

Enfim, o livro nos brinda como uma viagem turística e de auto conhecimento dos EUA e nos faz refletir sobre nossas crenças e atitudes diárias. Um best seller de um autor que entre outros é aclamado pela crítica e bem premiado, sendo também autor dos romances Stardust (ilustrado por Charles Vess, Conrad Livros), Sandman: the Dream Hunters (ilustrado por Yoshitaka Amano, Conrad Livros) e Sandman: o Livro dos Sonhos (dois volumes, Conrad Livros). É co-autor de Belas Maldições, com Terry Pratchett. Entre seus diversos prêmios estão o World Fantasy Award e o Bram Stoker Award. Nascido na Inglaterra, Gaiman agora vive nos Estados Unidos. Seu website é o http://www.neilgaiman.com. Boas leituras!

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Sim senhor!

Normalmente não me rendo a comédias escrachadas nem nada muito parecido com o gênero porém existe um dos poucos atores que me fazem mudar de idéia: Jim Carrey. Ele é um homem de extremos, podendo nos fazer rir muito como em Ace Ventura, O Máscara e mesmo neste último filme, Sim Senhor, como também pode nos fazer chorar e pensar assim como em Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças ou mesmo um mix de ambos como em As Loucuras de Dick e Jane. Porém este filme que dá título a este post me faz pensar se eu deveria ser tão drástico.

A premissa do filme assim como seu roteiro é deveras previsível: um rapaz extremamente negativo e acomodado na vida se inscreve em um programa de auto ajuda bem simples, onde o que ele deve fazer é apenas dizer sim a todo tipo de questionamento que fizerem pra ele. No começo, sua vida se abre em um mar de rosas diante da nova "doutrina" porém com o passar do tempo ele percebe que esta atitude não é tão positiva assim. No entanto, o filme me tocou e me fez pensar um pouco sobre algumas atitudes que tomamos ao longo de nossa vida, se devemos encarar tudo com tanta seriedade (assim como eu faço) e mais do que isso, se devemos nos esconder de alguns desafios que surgem no decorrer dos anos. O elenco equilibrado e o ritmo do filme nos deixam grudados a tela e sempre esperando pela próxima proeza que Jim Carrey irá encarar tendo como premissa sua nova doutrina de vida. Apesar disso, o filme nos deixa um recado (ao menos deixou pra mim) de que os extremos da vida nunca são bons, sendo o extremo positivo tão ruim quanto o extremo negativo em diversos aspectos.

É claro que o filme não é um indicado ao Oscar tão pouco um filme épico que será lembrado ao longo dos tempos mas se encaixou perfeitamente na ocasião em que foi alugado: diversão. E é pensando nisso que eu indico este filme para as pessoas que são sempre muito extremistas na vida a refletirem se um pouco de flexibilidade não ajudaria um pouco a vida de todos nós. E depois de assistirem o filme, percam uns minutinhos me deixando suas opiniões a respeito na caixa de comentários do balaio. Boa sessão!!!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Dia Internacional da Animação

Senhoras e senhores, crianças e adolescentes, enfim, pessoas de todas as idades, na data de hoje (28 de Outubro) é comemorado o dia da animação (vulgarmente conhecido como desenho ou desenho animado). Este dia é comemorado com a exibição de curta metragens (filmes de pequena duração utilizando das mais variadas técnicas de animação disponíveis) ao redor do mundo.

Este evento surgiu pois foi nesta data que, em 1892 (3 anos antes do cinematógrafo ser apresentado pelos irmãos Lumiere), que Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo. Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento em 2002 (a sete anos atrás), contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em 2009 o Dia Internacional da Animação está sendo realizado em 30 países. No Brasil, o “Dia Internacional da Animação” é comemorado através de projeções de filmes, oficinas, exposições e demonstrações de técnicas. A mostra oficial é exibida simultâneamente em todas as cidades às 19 horas e 30 minutos do dia 28 de Outubro. Para maiores informações referente a programação, visitem o site dedicado ao evento em http://www.abca.org.br/dia/ e bons filmes a todos!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Expo São Roque


Neste final de semana pude apreciar mais uma vez (creio que já deva ser o quarto ano consecutivo) a Expo São Roque, onde em suma pode-se apreciar alcachofras e vinhos se divertindo a beça. Do site do evento: " A Expo São Roque é um evento que une diversão, gastronomia, compras e muitas atrações. Realizada todos os anos, no Recanto da Cascata: um lugar com belo paisagismo e uma bela infraestrutura para receber os visitantes. Em 2009, realiza sua 17a edição e mantém o foco na divulgação do potencial turístico da cidade, da alcachofra rocha e do vinho. Visitando a Expo você pode apreciar diferentes pratos a base da alcachofra e aprender a preparar esta flor comestível de sabor marcante e delicado, sucesso da gastronomia mundial. Você também terá a oportunidade conhecer os stands das vinícolas que por gerações faz de São Roque sinonimo de vinho no Brasil."

De fato, a cada ano que passa me impressiono com a infraestrutura montada e com a atenção e carinho com que a festa é preparada. Neste ano, pude perceber que o local destinado aos restaurantes passou por reformas e agora está em um grande galpão novinho em folha. A apresentação dos mesmos também está melhor. Destaco nesta área o restaurante "Mondiale" que em seu cardápio possui suas massas de fabricação própria como destaque. Além disso, no local reservado aos estandes das vinícolas outra grata surpresa: as vinícolas da região estão cada vez mais investindo em qualidade e plantando uvas viníferas européias (as mais comuns são a cabernet sauvignon e a merlot) além de estarem também se associando a vinícolas do sul do país e produzindo vinhos em conjunto com elas. Neste campo eu destaco a vinícola Goes & Venturini, que possui rótulos com um ótimo custo x benefício em seu portefólio. No mais, os estandes de doces, licores, conservas, queijos e salames fecham com chave de ouro o evento.

Para a diversão, a família pode contar com shows musicais e típicos, a famosa pisa da uva diária (que gera até vinhos que podem ser levados pelos participantes), parque de diversões, passeio com pôneis e muito mais.

Este ano o evento acontece todos os finais de semana de outubro e tem o final marcado para o feriado do dia 2 de novembro próximo. Se você ainda não conhece a festa e tem disponibilidade, recomendo a visita no próximo final de semana, pois não irá se arrepender. Vale lembrar que São Roque fica a aproximadamente 70 km de São Paulo e pode ser acessado pelas rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares. Aos que forem, boa festa, bom apetite e se divirtam, aos que deixarem pro ano que vem, apenas o meu sinto muito!!!

Embolou de vez...

Realmente parece que o atual Campeonato Brasileiro está ai para quebrar todas e quaisquer previsões feitas por nós fanáticos e torcedores ou pelos cronistas e estudantes do assunto. Parece que tem time que faz questão de não ganhar o campeonato, se é que isso é possível! E o que me deixa mais triste é que meu time, o Corínthians, desperdiçou um dos campeonatos mais fáceis da história por causa do "business" e desinteresse pela diretoria/técnico/jogadores dizendo que o objetivo do ano fora alcançado em meados de Junho com a conquista da Copa do Brasil.

Neste final de semana, no complemento da rodada que começara na quarta feira com a derrota do atual líder (por pouco tempo eu aposto), todos os times postulantes ao título venceram seus jogos e se juntaram ao Palmeiras, sendo que do primeiro ao sexto colocado a diferença é de apenas 6 pontos (Palmeiras tem 54 na primeira colocação e o Flamengo em sexto tem 48). Agora resta saber se na próxima rodada, que começa já nesta quarta feira com São Paulo e Inter, algum time ao menos dormirá uma noite como novo lider do campeonato. Refaçam suas apostas!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Coraline e o mundo fantástico de nossa infância

A alguns dias atrás resolvi passar na locadora de video e pegar alguns filmes para me entreter durante o decorrer da semana. Como havia uma promoção boa para a locação de 3 ou mais filmes, resolvi apostar em alguns e como já estava a tempos com vontade de assistir a animação que dá título ao post de hoje, não titubeei quando vi que o mesmo estava disponível e inclui o título entre os três que deveria locar. E que grata surpresa com a escolha!

A animação se utiliza da técnica de stop motion, onde cenários e personagens são filmados e reorganizados a cada quadro a fim de que, na plotagem final a sensação de movimento seja percebida. Além disso, quando lançada nas salas de cinema, a animação possuía cópias que se utilizavam da tecnologia 3D ( a qual infelizmente não pude avaliar neste filme) e ainda em algumas cópias especiais em DVDs/Blue Rays importados podemos encontrar também este possibilidade.

A linha básica da história de "Coraline" é baseada em um livro de ficção infantil de mesmo nome de autoria de Neil Gaiman, famoso por quadrinhos/histórias de linhas mais adultas como Sandman e Star Dust. A história narra a mudança de uma garotinha e seus pais para um novo apartamento/vizinhança e o "sofrimento" da garotinha em virtude do distanciamento com os pais, sempre muito ocupados com seu trabalho. É ai que a garotinha começa a explorar os cantos mais obscuros de sua nova casa e descobre uma pequena porta que a leva a um mundo "alternativo" ao seu, onde seus pais são sempre muito atenciosos, estão sempre dispostos a brincar e a fazer suas vontades. O único inconveniente é que eles possuem botões de camisas costurados ao invés de olhos. A partir desta descoberta, Coraline começa a ver o quão arriscada pode ser a vida "do outro lado" e tem alguns desafios a enfrentar para se livrar deste mundo.

Durante a narrativa, Gaiman vai nos brindando com personagens estranhos e bizarros (desde um excêntrico domador de um circo de ratos até um gato preto deveras misterioso) e com histórias que nos fazem relembrar a infância, nossos medos desta época (solidão, rejeição, indecisão, etc.) e também as alegrias que nesta época surgem com as descobertas sendo feitas dentro de nossa própria casa e da nossa imaginação de sonhos e mundos perfeitos. Mas ao que me parece, a animação tece uma pequena linha sobre o relacionamento entre pais e filhos, quando muitas vezes os pais enterrados em seus afazeres deixam de acompanhar o crescimento de seus filhos e criam um grande abismo em sua relação, sendo por vezes muito responsáveis, muito adultos e esquecendo que crianças devem, no final das contas, aproveitar e brincar enquanto a idades os permitem, mas mais do que isso, crianças devem sonhar!

Enfim, Gaiman nos brinda com a história infantil mais adulta dos últimos tempos (com referências a Alice no País das Maravilhas), com belíssima fotografia, trilha sonora e narrativa cativante. Esta é a dica para os que assim como eu, insistem em não envelhecer e adoram uma animação bem feita, que nos emocionam a cada minuto de duração.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Quarta feira cheia de futebol!

Seria muito simples se eu viesse aqui e listasse os resultados dos jogos que ocorreram mundo a fora nesta quarta feira, afinal temos muitos sites e portais de notícias e esportivos que se encarregam disso. Na verdade, neste meu post eu gostaria mesmo é de comentar alguns acontecimentos que achei serem bastante positivos.

Primeiro, comentando um pouco sobre a Liga dos Campeões da UEFA, que jogo entre Milan e Real Madrid!! Os times fizeram justiça aos mais de 15 títulos de liga européia que ambos tem em conjunto. A presença maciça de brasileiros é claro ajudou em muito o espetáculo, mas o que mais me chamou atenção foi a recuperação do futebol que vêem apresentado Alexandre Pato e Ronaldinho Gaúcho. Os dois foram responsáveis diretos pela vitória rossonera diante do time merengue em pleno Santiago Bernabeu. Sempre fui fã de Ronaldinho e ao que parece ele vem fazendo apresentações muito boas junto ao capenga time do Milan. Parece que o afastamento da seleção, tanto para ele como para Pato, tem feito bem aos dois. Agora é aguardar a rodada de volta, que marcará o encontro de Kaká e os torcedores do Milan em Milão.

Já falando em futebol nacional, o fato mais marcante da quarta feira foi a nova derrota do time do Palmeiras diante do sufocado Santo André, na cidade do ABC paulista. Parece que o Palmeiras está fazendo força, assim como o Grêmio o fez no ano passado, para perder o campeonato brasileiro e entregá-lo de bandeija aos adversários. Mais uma vez, com um futebol pífio de Diego Souza e Cleiton Xavier (apesar das duas bolas na trave de Obina) , o Palmeiras foi superado por um adversário que se encontrava na zona de rebaixamento e nesta rodada vê a diferença ante ao segundo colocado ficar fadada a apenas um ponto, dependendo dos outros resultados do final de semana. Eu apostava no Palmeiras como franco favorito a conquista do título, mas depois destes últimos 4 jogos ruins, já não sei mais o que pensar. Parece que o menos pior vencerá este ano...quem será este time?

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Rio de Janeiro Olímpico..

Neste final de semana todos pudemos assistir a mais uma cena, cotidiana diga-se de passagem, de barbárie na cidade do Rio de Janeiro. Um helicóptero da policia militar do Rio de Janeiro foi abatido por artilharia anti aérea dos traficantes dos morros/favelas da cidade, vitimando dois soldados da corporação. Além disso, todos ficamos aturdidos com fotos de policiais, fuzis, pessoas comuns, idosos e crianças diante de uma verdadeira guerra civil que se instaurou na disputa pela "liderança" do tráfico nos morros do Rio.

Tais fatos, não de maneira isolada, mas na conjuntura dos fatores sócio-econômicos atuais da cidade e do país em um geral, só tem denegrido ainda mais a imagem do país perante aos meios de imprensa ao redor do mundo. Todos estes veículos querem, e não precisam se esforçar muito, colocar muito medo em todos os turistas/visitantes que um dia vislumbraram a possibilidade de visitar o Rio durante o período dos Jogos Olímpicos (ou mesmo uma visita ao país durante a Copa do Mundo de 2014). E é evidente que nossas autoridades começam a demonstrar apreensão em suas recentes declaração contundentes de que a mídia está só se aproveitando da situação para tentar mudar a imagem que o Brasil tem mundo afora. Parece que nossas autoridades estão arrumando um modo de fuga da realidade que assola o país.

Já é possível se ver pessoas, jornalistas, autoridades e outros que começam a defender um plano emergencial semelhante ao utilizado durante o Pan Americano de 2007 no mesmo Rio de Janeiro (sendo que este Pan Americano não serve de parâmetro para nada), onde o exército e a força nacional de segurança ocuparam as ruas e garantiram até certo modo a segurança de atletas, jornalistas, turistas e moradores do local. E não é para menos, tendo em vista que o que aconteceu neste final de semana no Rio foi apenas uma gota num oceano de insegurança que assola o pais do Oiapoque ao Chui.

Este é apenas mais um dos motivos pelos quais, a pouco tempo atrás, me coloquei contra a organização dos jogos no país. Temos ainda muitos problemas estruturais a arrumar antes de alçarmos vôos mais altos como a organização de um evento esportivo de tal porte. Setores como educação, saúde, transporte público, moradia caminham juntos com a falta de segurança neste país. Vamos ver quantos outros motivos irei relatar aqui neste espaço até a data dos jogos no país, se estes realmente vierem a se tornar realidade um dia....

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

É, não deu!

E mais uma vez, como nas últimas 4 temporadas (se não me engano) tivemos a decisão do campeonato de fórmula 1 no Brasil e sem brasileiro para comemorar nada desta vez. Vale lembrar que no ano passado Felipe Massa até venceu a corrida, mas em virtude dos resultados de Lewis Hamilton e os outros pilotos, não chegou ao título mundial. E se sagrou campeão, assim como mandava a lógica, Jenson Button, da Brawn GP.

Rubens Barrichello bem que tentou, lutou o campeonato inteiro contra seu colega de equipe, fez um treino de classificação impossível em Interlagos, mas sucumbiu a um rendimento muito superior da equipe da Red Bull (com Mark Webber e Sebastian Vettel) na última metade do campeonato e contra seu próprio carro que perdeu muito rendimento durante o segundo set de pneus. Além disso, Rubinho parece fadado a uma má sorte descomunal, quando voltou com um set de pneus macios e promessa de um melhor rendimento, teve um pneu furado que o fez chegar apenas em oitavo lugar. Juro que até vibrei com a pole e sua excelente largada, mas a exaltação deu lugar a frustração já durante o primeiro pit stop dos pilotos onde Rubinho já perdera duas posições voltando apenas em terceiro. Existe ainda a briga pelo vice campeonato e o GP de Abu Dabi mas a emoção acabou aqui em Interlagos. Esperamos que ao menos Rubinho consiga um bom resultado, e possa ser o vice mais uma vez.

Ano que vem a promessa é de que teremos um maior número de pilotos brasileiros na categoria (Felipe Massa volta depois de um delicado acidente, Rubinho deve anunciar esta semana acordo com a Willians e ainda correm por fora Lucas di Grassi, Bruno Senna e até Nelsinho Piquet) e quem sabe poderemos voltar a ver um piloto nacional no lugar mais alto da classificação do campeonato.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Cinema 3D

As salas com projeção em 3D (três dimensões) parecem que invadiram e caíram de vez no gosto dos brasileiros. E a tendência, dado o número de novas produções no gênero, é que venham a aumentar muito mais em número no país daqui para a frente. E é claro que atualmente as projeções em nada lembram aquelas antigas onde se usava um óculos de papel com celofane nas "lentes" (uma azul e outra vermelha). A tecnologia evoluiu e muito desde então.

Pelo que pude pesquisar, a iniciativa de trazer a tecnologia para cá se deu em meados de 2006 pela rede cinemark, que teve a primeira sala com a tecnologia funcionando em Dezembro do mesmo ano no Shopping Eldorado (a qual já utilizei quando vi o desenho "A Era do Gelo 3"). Desde então a própria rede cinemark conta com aproximadamente 40 salas espalhadas ao redor do Brasil. Como pioneira, a rede cinemark teve inclusive tempo de melhorar a tecnologia disponível no país e sendo assim, larga na frente das concorrentes. Os óculos especiais utilizados tem as lentes escuras e dão uma boa noção de profundidade. Além disso, a tecnologia REAL D, utilizada por diversas outras redes ao redor do mundo é conhecida por ser a mais confiável e com melhor resolução. Entretanto, comparativamente, a rede UCI (a qual utilizei no último final de semana para ver "Está Chovendo Hamburguer" no Shopping Anália Franca em Sampa) me pareceu (opinião pessoal) ter uma melhor qualidade de imagem tornando mais "real" a sensação de profundidade. Vale lembrar que a mesma se utiliza de uma tecnologia Dolby 3D. Mas como nem tudo são flores, achei que os óculos utilizados pela rede UCI um pouco inferiores e deixaram minha vista mais cansada ao final da projeção. Mas creio que exista um ótimo nível equivalente em ambas as redes e que vale a pena, para quem não conhece, visitar tais salas e ter a experiência. É claro que deve preparar o bolso pois as salas com tal tecnologia possuem ingressos mais caros.

Depois de tudo que escrevi ai em cima, acredito que vale a pena a tecnologia e que a experiência vivida numa sala de projeção 3D é bem legal! Mas como o intuito do blog é trocar experiências, gostaria de que vocês ao lerem o post, deixassem suas opiniões a cerca da tecnologia, experiências vividas nos cinemas no Brasil e fora do país entre outras coisas. Ficarei aguardando.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Viva o Brasil, país "Olímpico"

Depois me perguntam ainda o por que de eu ser contra as olímpiadas de 2016 no Brasil, um país sem política para o esporte e muita coisa ainda por fazer em todos os campos (saúde, educação, cidadania, transportes, etc.). Postagem/matéria retirada do Blog do Boleiro, do site Terra e escrita por Luciano Borges.

Encontro pode determinar o desemprego de Maurren Magi e cerca de 20 atletas


Uma reunião nesta quarta-feira pode definir o fim do apoio da Rede Atletismo ao último grupo de atletas de alto rendimento que ainda tem vínculo com a equipe de Bragança Paulista. Entre os nomes conhecidos, estão os da saltadoras Maurren Higa Maggi e Keila Costa.

O presidente Jorge Queiroz de Moraes Júnior vai conversar com o técnico Nélio Moura. Há pouca esperança de que ele e cerca de 20 atletas que se transferiram no ano passado, continuem sob contrato.

Nas conversas que os dois tiveram nos últimos 30 dias, Jorge se mostrou decepcionado com os casos de doping envolvendo os velocistas orientados pelo treinador Jayme Netto Jr.

O fundador do Rede já tinha anunciado o fim desta ala do projeto no início de agosto. Mas deixou aberta uma possibilidade: “Estou com muita coisa na cabeça para dar uma palavra definitiva. Com certeza, pelo menos o investimento vai diminuir”, disse na ocasião.

Jayme assumiu a culpa pelo maior escândalo de doping da história do atletismo brasileiro. Pouco antes do Mundial de Berlin, seis atletas foram pegos no exame anti-doping com a substância EPO, cinco deles orientados pelo treinador.

O investimento feito por Jorge Queiroz, um ex-atleta com títulos como juvenil que se tornou empresário bem sucedido na área de energia elétrica, foi de cerca de R$ 7 milhões. A pista de Bragança tem certificado da IAAF (Federação Internacional de Atletismo)

Depois de Pequim, no ano passado, o Rede Atletimo trouxe Nélio, Maurren, Keyla e atletas de nível olímpico como Jefferson Sabino, Rogério Bispo e Gisele Oliveira. Todos tinham contrato com a BM&F, que venceu na classificação geral do último Troféu Brasil, mas desta vez foi acossada pelo Rede.

Medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, Maurren se recupera de uma cirurgia no joelho. Ela foi a principal estrela contrata pelo Rede Atletismo. Agora, enquanto faz fisioterapia e se prepara para retornar em 2010, a saltadora poderá ficar sem clube. “É uma possibilidade para todos nós”, admitiu Nélio Moura.

Um terço deste grupo é integrado por jovem abaixo da categoria Sub-23. São promessas para Londres em 2012 e Rio em 2016. O Rede Atletismo pretende continuar com o projeto para revelar jovens valores. Hoje, o projeto mantém 49 atletas de todo o país na sua equipe de formação.


Nota do Balaio: Precisa dizer mais alguma coisa? Eu ainda postarei, daqui até sabe-se lá quando este blog estiver de pé, mais motivos pelos quais sou contra a Copa de 2014 e Olimpíadas 2016.

Filme de vampiro fugindo do rótulo atual

Deixa Ela Entrar, filme de terror sueco de 2008 do diretor Tomas Alfredson estreou em circuito não muito grande aqui no Brasil na semana passada e já tem dado o que falar por apreciadores da sétima arte em sua essência e por quem curte um filme de terror que foge do convencional, não compactuando com as última aparições dos dentuços no cinema e nas séries televisivas (como mais recentemente em "Crepúsculo", "True Blood" e em "The Vampire Diaries").

Não é mais novidade para ninguém que a figura enigmática e assustadora dos vampiros atrai o subconsciente humano e mais do que isso, são tratados quase como figura mitológicas nos diversos filmes/seriados disponíveis. Mas quase sempre falta um algo a mais nas obras cinematográficas/televisivas (excepções existem como por exemplo "Entrevista com o Vampiro"). Mas nesta obra sueca o tom que faltava foi encontrado. O filme é muito mais centrado nas relações humanas e no desenvolvimento dos personagens do que propriamente em mostrar presas e ataques "vampíricos" por ai. Deixando esta introdução um pouco de lado, vamos ao filme.

No começo somos apresentados a um garoto de nome Oskar, de aparência frágil e inocente que está sempre recebendo trotes e mals tratos por parte de seus colegas de escola. Além disso, tem os pais separados, e a mãe me parece ausente em grande parte dos acontecimentos narrados no filme. Oskar sempre pensa em revidar e como o faria, mas não tem coragem para tal. Até em virtude deste contexto, o garoto parece não possuir amigos no seu circulo de convivência. Isto muda quando ele vê a chegada de um senhor com uma menina em seu condomínio como um ponto de fuga. É neste ponto que somos apresentados a Eli, a vampira do filme, uma garota da mesma idade dele (aparentemente ao menos) e que tem um comportamento um tanto quanto estranho, pois não sente frio, só pode sair de casa a noite e tem habilidades que uma criança não teria. E o filme se dá com o crescimento do relacionamento entre as duas crianças e o isolamento que este acaba por acarretar a vida de ambos. Mesmo suspeitando da real natureza da garota, Oskar parece não se importar e continua a cultivar cada vez mais os laços de amizade/afeto com ela. E é exatamente esta complexidade dos personagens que faz o filme e não os efeitos especiais ou romances shakespeareanos presentes nos filmes de hoje em dia! Soma-se a tudo narrado até então a maravilhosa fotografia de uma Suécia fria, nevada e de muitos anos atrás e tem-se a exata sensação de como seria a vida na época no país.

Enfim, vale a dica para os aficionados por cinema, para os fãs do gênero terror/vampiros e enfim, quem procura algo fora do olhar hollywoodiano de hoje em dia. E depois, não esqueçam de deixar suas opiniões na caixa de comentários do balaio.

Antigas versões do Homem Morcego em nova tecnologia de alta definição

Esta é para os fãs do Homem Morcego e para amantes de tecnologia em geral:

Chegam ao Blue-ray versões de Batman por Tim Burton, Joel Schumacher e Chris Nolam

CLAUDIO PRANDONI

Da Redação (site UOL)

"Batman: O Cavaleiro das Trevas" marcou o lançamento do filme inspirado no herói das histórias em quadrinhos em formato Blu-ray. Com a consolidação do novo formato e a crescente popularização, a Warner Home Video coloca agora no mercado os outros filmes recentes de Batman em formato de alta definição.

"Batman" e "Batman - O Retorno", de Tim Burton; "Batman Eternamente" e "Batman & Robin", de Joel Schumacher, e "Batman Begins", o primeiro filme de Christopher Nolan sobre o Homem Morcego só agora chegam ao novo formato. A Warner aproveitou a instalação de uma nova fábrica no país para a produção dos discos e a expectativa sobre novidades para um terceiro filme de Nolan para lançá-los.

É uma oportunidade de rever a leitura de cada diretor para o herói de Gotham City e como cada um dos atores escolhidos se saiu na interpretação dele. De Michael Keaton a Christian Bale, só Val Kilmer e George Clooney parecem - ambos da era Schumacher - não fizeram jus à envergadura do uniforme.

Ainda que nem todos eles consigam aproveitar a melhor qualidade de imagem que o Blu-ray permite, cada disco apresenta uma grande quantidade de material extra que oferece detalhes diversos sobre a produção das aventuras do herói. Muitos deles esclarecem pontos obscuros e polêmicos da produção de alguns filmes, como os famosos "mamilos" desenhados no uniforme do Batman interpretado por George Clooney.

Nesses conteúdos extras incluem-se entrevistas com Bob Kane (o criador do Batman), pequenos documentários detalhando a confecção dos uniformes e cenários dos filmes, além de vários videoclipes musicais produzidos especialmente para os longa-metragens do Cavaleiro das Trevas.

sábado, 10 de outubro de 2009

Fantasias Infanto-Juvenis?!


É com certa curiosidade que vi uma notícia nos últimos dois dias: Marge Simpson (sim, a do desenho animado que está completando 20 anos no ar) irá sair semi nua na edição de novembro da Playboy americana!! Tá certo que ela já "fez" um ensaio sensual em 2004 para a revista Maxim, também americana, mas desta vez a idéia é mostrar um pouco mais.

Qual seria a tara por trás de tal publicação? O que faz com que as pessoas comprem a revista, que é claro terá os seus típicos ensaios nus com mulheres " de verdade" terem vontade de ver um algo a mais de Marge Simpson? Ah sim, tem a homenagem aos 20 anos do seriado animado também na história. Mas de qualquer forma, muitos não irão admitir que compraram a revista por causa de Marge e sua bela cabeleira azul!

Segundo informações da midia, Hugh Hefner já estava tentando a façanha a algum tempo e parece ter chegado a um entendimento com os criadores da série e finalmente irá publicar o ensaio. E olha que será a primeira vez que a Playboy dará sua capa a uma personagem cartunesca!

Agora se você estiver a fim de comprar a revista mas estiver envergonhado por achar meio estranho querer ver o nu de um personagem de desenho animado, você sempre pode dizer que comprou a revista por causa das entrevistas (neste caso com o ator Benicio Del Toro) não é mesmo?

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Vampire Diaries Chega ao Brasil!!!

Conforme eu havia adiantado em um post meu anterior (lembre aqui) sobre mais uma série que apostava na invasão vampírica nas telonas e nas telinhas, eis que surge uma boa notícia para os fãs brasileiros: a série vai estrear agora no Brasil. Eu recomendo a quem estiver disposto a acompanhar mais um seriado. Do site Virgula.com.br:

É oficial: filmes/séries sobre vampiros são a nova febre mundial, para quem ainda duvidava.

Prova disso é a nova série The Vampire Diaries, que chega ao Brasil dia 22 de outubro, depois de se provar um estrondoso sucesso nos EUA, com quase 5 milhões de espectadores na frente da TV em seu episódio de estreia.

A série se baseia na obra homônima de L.J. Smith, traduzida no Brasil como Diários do Vampiro. O enredo já é o clichê vampiresco: Elena (Nina Dobrev), uma adolescente bonitinha que acabou de perder os pais em um acidente, se apaixona por um vampiro bonitão, Stefan (Paul Wesley ), que vive o dilema moral de atacar humanos ou não. Só que esse vampiro bonzinho tem um irmão malvado, chamado Damon (interpretado por Ian Somerhalder, o Boone, de Lost), que também é algo apaixonado por Elena, mas sem os entraves morais do irmão.

Tudo isso envolto em muitos takes com direito a corvos, neblina e ações em cemitérios. Um clichê que funciona, apesar de tudo, e com a força de um elenco jovem, quase desconhecido (o que pode aumentar a empatia com o público) e bonito. Destaque para Zach Roerig, que consegue colocar uma boa força dramática em seu papel de Matt, ex-namorado da mocinha, sem cair no lugar-comum do "oh, como eu sofro", mas demonstrando muito só pela expressão do olhar. É um cara a se prestar atenção.

No mais, o mesmo. Podem esperar: essa série vai explodir no Brasil também.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Chega ao Brasil o vinho oficial da Copa do Mundo

Do site da importadora Casa Flora

Depois da classificação da seleção brasileira, a Casa Flora traz o vinho oficial da Copa do Mundo para brindar a vitória e torcer pelo hexa

A vaga da seleção brasileira para a Copa do Mundo 2010 já está garantida desde sábado, dia 05/09, quando o Brasil venceu a Argentina de Maradona por 3×1. Para comemorar a classificação e trazer boas energias para a seleção buscar o hexa-campeonato, nada melhor do que brindar com o vinho oficial da Copa do Mundo da África do Sul, o vinho Twenty Ten, da vinícola sul-africana Nederburg. Com mais de 200 anos de tradição, a vinícola Nederburg cria um vinho, com edição limitada da FIFA, especialmente para a Copa de 2010. Direto do país da Copa para a importadora Casa Flora, o vinho pode ser consumido em três tipos: branco, tinto e rose.

Todas as três versões das garrafas contam com o símbolo oficial da FIFA e um design exclusivo para celebrar o maior evento futebolístico do mundo. Além da peculiaridade da garrafa, o sabor do vinho é único. Para quem aprecia um bom vinho, os três tipos do Twenty10 são excelentes. O Sauvignon Blanc possui um sabor refrescante perfeito para salada. Já o Carbenet Sauvignon persiste na boca com seu sabor de frutas maduras e o Dry Rose é bem estruturado, frutado e refrescante ao paladar.

Veja mais informações dos produtos abaixo:

- 2007 FIFA 2010 CABERNET SAUVIGNON

Este vinho é feito inteiramente de uvas Cabernet Sauvignon.

Cellarmaster Razvan taxa a safra de 2007 como a melhor da década até agora.

As vinhas foram plantadas entre 1990 e 1999 na encosta sul entre 50m e 150m acima do nível do mar.As uvas foram colhidas a partir de meados de fevereiro até o final de março.

Desengace e esmagamento e depois fermentado com as peles em temperatura controlada tanques de aço noxidável, por um período de duas semanas entre 26 ºC e 28 ºC. Após esse período foi concluída a fermentação maloláctica o vinho foi transferido para a madeira.

A maturação de 12 meses em uma combinação de barris de carvalho francês, romeno e americano.

Cor: Vermelho escuro, com bordos maduros

Bouquet – Aromas de amoras, violeta escuro com nuances, na boca rico e cheio de frutas maduras, café, madeira e sabores de tempero delicado, taninos firmes e um final de boca persistente.

Sugestões de Alimentos – Excelente servido com pratos como patês, bifes, strogonoff de carne, ensopados de inverno, assados e queijos maduros.

Álcool – 14,36% Açúcar residual – 3,01 gramas / litro

- FIFA 2010 SAUVIGNON BLANC

Este vinho é feito inteiramente de uvas Sauvignon Blanc.

As vinhas, situado a cerca de 100m a 150m acima do nível do mar e plantadas entre 1980 e 1999.

As uvas foram colhidas durante fevereiro e março.

Desengace e esmagamanto. O suco de corre livre, fermentado em temperatura controlada em tanques de aço inoxidável de 13 º C a 15 º C por um período de duas a três semanas. Cinco por cento do suco de Sauvignon blanc foi fermentado em barris dando mais complexidade e estrutura.

Cor: Brilhante lima-limão

Bouquet – Vibrante, de groselha branca, aromas de frutas tropicais com algumas nuances herbáceas e uma pitada de citros maduros, na boca equilibrado e tropical, sabores com um refrescante persistente retrogosto.

Sugestões de Alimentos – Excelente servido com frutos do mar, peixes, carnes brancas e saladas.

Álcool – 12,66%

Açúcar residual – 1,5 gramas / litro

- FIFA 2010 DRY ROSE

Este vinho é feito inteiramente de uvas Cabernet Sauvignon.

As uvas foram provenientes de vinhedos, no Paarl. A vinha, situada cerca de 50m a 100m acima do nível do mar e plantadas entre 1985 e 2000, são cultivadas em granito decomposto, pedregoso.

As uvas foram colhidas à mão em meados de fevereiro.

Eles tiveram contato com seis a doze horas com a pele

Esmagamenda e fermentada em temperatura controlada de aço inoxidável tanques por um período de três semanas a 16 º C.

Cor: Tonalidade brilhante e com toques de morango

Aromas – de morangos e outros frutos maduros com nuances picantes, na boca estruturado, frutado e refrescante, com uma boa acidez.

Sugestões de Alimentos – Excelente servido com peixes, carne branca, cozinha italiana, saladas e pratos orientais.

Álcool – 13,50% Açúcar residual – 4,86 gramas / litro


E começa a farra do dinheiro público!!!

Do Site UOL Esportes:

Raphael Gomide
Da Folhapress
No Rio de Janeiro

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) vai ser o principal financiador das duas maiores competições esportivas do mundo, a Copa de 2014 e a Olimpíada do Rio, em 2016. O banco deve oferecer ao menos R$ 15 bilhões para os eventos.

Mais do que bancar diretamente os custos das empreitadas bilionárias, o governo federal vai passar ao BNDES a tarefa de custear com empréstimos os principais gastos de infraestrutura urbana, os mais custosos, para os dois eventos.

O banco de desenvolvimento foi a saída escolhida pela União para honrar os principais gastos com os projetos esportivos, com menos riscos de perder dinheiro. Caberá ao governo federal investir em portos, aeroportos e paisagismo.

Uma pista disso foi o recado que a ministra Dilma Rousseff deu ao diretor de Inclusão Social e de Crédito do BNDES, Élvio Gaspar, sexta-feira, uma hora antes do anúncio da vitória do Rio para 2016. "Prepare-se, você terá muito trabalho!".

Entre os futuros financiadores, o BNDES aparece como o principal. O banco vai disponibilizar inicialmente R$ 5 bilhões para o PAC da Mobilidade, programa que prevê a construção de vias, criação de corredores de ônibus articulados e a expansão com criação de outras linhas do metrô carioca. Segundo o ministro Márcio Fortes, o valor pode aumentar.

Os investimentos na área são os mais vultosos, segundo projeto executivo de 2016. Só o valor para infraestrutura pode chegar a R$ 20 bilhões.

O diretor do banco Élvio Gaspar afirmou que vai disponibilizar R$ 4,8 bilhões para a reforma/construção de estádios para a Copa, mais do que os R$ 3,6 bilhões previstos.

Esse montante já prevê o teto de R$ 400 milhões por estádio, limite de financiamento de 75% e inclui recursos para três instalações privadas -Morumbi, do São Paulo, Beira-Rio, do Internacional, e Arena da Baixada, do Atlético Paranaense.

Os investimentos para a Copa e os Jogos coincidem. O que é gasto para 2014 já serve como herança para dois anos depois. A Olimpíada deve custar R$ 25,9 bilhões, sete vezes o valor do Pan-07, de R$ 3,7 bilhões.

O BNDES também abrirá uma linha para reforma de hotéis para a Copa, que Gaspar estima ser de R$ 1 bilhão -e variar de R$ 5 milhões a R$ 10 milhões, em média, por imóvel.

Com a Olimpíada, o montante deve subir para até R$ 5 bilhões, porque é necessária a construção de mais 10 mil a 12 mil quartos no Rio, para atender os parâmetros olímpicos.

Nesta segunda-feira, o governador do Rio, Sérgio Cabral, afirmou que um empresário do setor hoteleiro prometera construir três hotéis na Barra da Tijuca, epicentro da Olimpíada, caso o Rio conquistasse o direito a ser sede. O BNDES viabilizaria empreendimentos como esses.

Os financiamentos não se restringirão aos entes públicos. Entidades privadas também poderão receber recursos, porém o banco será mais exigente nas garantias requeridas.

Governos e prefeituras são melhores devedores porque podem ser cobrados no fundo de participação de Estados e municípios, além da possibilidade de usar terrenos públicos.

O modelo é diferente do adotado no Pan, quando a prefeitura não contou com recursos do BNDES, segundo o ex-prefeito do Rio, Cesar Maia. De acordo com Maia, a prefeitura não usou recursos de arrecadação, concessões e troca por gabarito (caso da Vila do Pan).

Nota do balaio: E este é só o começo.....vamos ver se tais obras públicas de infra estrutura realmente sairão do papel e deixarão um legado real para o Brasil. Eu era contra tais eventos no país, mas agora que foram oficializados, que venham e sejam um sucesso, mas mais do que isso, que nos deixem uma herança sadia e que nos alavanquem a lugar de destaque perante as economias globais!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Pintou o campeão?!


Bom, quem tem acompanhado o campeonato brasileiro já vinha se perguntando que se, passadas 27 rodadas, já podíamos apontar algum clube como o "virtual" campeão. É claro que este exercício de achismo (sim, mesmo com estatísticas e histórico de confrontos e de cada time na competição e na temporada, ainda é achismo) poderá ser desmentido e eu procurei esperar até estar quase que totalmente seguro de meu palpite mas creio que não dá mais pra negar que o Palmeiras surge como o principal candidato ao título. O time alviverde de Parque Antártica tem sido muito constante ao longo da competição e mais do que isso, tem apresentado aquela "sorte de campeão"(quando as coisas não vão bem em um dia pouco inspirado o adversário perde para seus próprios erros). Dono de uma defesa muito concisa e de um time titular muito bem montado e com certas peças individuais rendendo muito bem, até acima do esperado, não há como negar que os atuais cinco pontos de vantagem para o segundo colocado sejam uma boa vantagem, mesmo num campeonato de pontos corridos onde a vitória vale 3 pontos.

Muricy Ramalho é claro tem uma parcela nesta campanha pois soube implantar sua filosofia chegando no meio da temporada e vindo do rival São Paulo; e é inegável que após o tricampeonato seguido com o time do Morumbi (além do vice no controverso campeonato de 2005) sabe como ninguém como disputar este tipo de campeonato mas não podemos deixar de exaltar o futebol apresentado principalmente por Diego Souza, um meia atacante que jogou em diversos times grandes mas nunca havia conseguido ter o destaque que vem tendo este ano, somando já duas convocações para a seleção brasileira, com méritos.

Nos resta agora, em mais exercícios de achismos e apostas, ver quem deverá assumir os lugares do G4 para disputar junto ao Corínthians, a Libertadores da América do ano que vem. Eu aposto em Flamengo, Goiás e São Paulo, além do "campeão" Palmeiras. É claro que uma ou duas rodadas na frente a história pode ser outra mas a esta altura não vejo como possível grandes mudanças na tabela. E que venha a 28a rodada!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

E o sonho ufanista se realizou

Aproximadamente as 13:45h de hoje o Rio de Janeiro foi oficializado como sede para as Olimpíadas de 2016. Com muita pirotecnia, vídeos e corpo a corpo, a trupe do molusco conseguiu o que para muitos parecia impossível, ficção científica quando muito.

Pela primeira vez na vida um país sem segurança, sem educação, sem saúde pública, com política esportiva inexistente e onde a corrupção corre na veia dos políticos (vulgo terceiro mundo - América Latina) irá sediar um evento esportivo deste porte. Será a farra do dinheiro público e muitos como políticos, lobistas, empreiteiras e outros irão sair de bolsos cheios nesta empreitada ao passo que quem irá pagar esta conta, por diversas gerações, seremos nós trabalhadores. Pode ter certeza que com estas Olímpiadas e a Copa do Mundo de 2014 até nos tataranetos irão pagar as dividas feitas por este governo (afinal o que são R$ 26 bilhões para um país tão "rico" como o nosso, não é mesmo?).

Sinceramente, não sei nem bem o que falar ou pensar, mas é uma decepção muito grande pra mim. E assim caminha a mediocridade...