Monday, December 20, 2010

Espumante Vivere Brut

Este espumante foi o tomado neste final de semana aproveitando do calor que estava em São Paulo e o peixe com molho de queijo que meus pais fizeram para o jantar. Este espumante é feito pela Casa Venturini, em Flores da Cunha em Rio Grande do Sul pelo método charmat e a partir de uvas Prosecco e Shöenburger (segundo o site da vinícola e confesso que não conferi na garrafa). Vamos as impressões.

Antes porém um parentese, como este é o primeiro espumante que coloco aqui no blog, gostaria de explicar brevemente como funciona o método charmat de fabicação dos espumantes. O vinho, após sua primeira fermentação, é levado a tanques de inox a fim de passar por uma segunda fermentação. É ai que o vinho incorpora o gás carbônico que produz a perlage presente principalmente quando abrimos a garrafa ou servimos as taças.

Quanto ao espumante, já na taça ele se mostrou com uma cor palha levemente esverdeada expressando toda sua jovialidade. Apresentou um colar de borbulhas bem legal, apesar de que este aspecto nem deve ser levado muito em consideração pois a limpeza da taça entre outros fatores podem altera-lo.

O aspecto aromático do espumante me lembrou maçã verde e muita citricidade. Alguma coisa de floral também apareceu. No fundo era possível sentir aromas da fermentação, algo como pão doce.

O primeiro ataque em boca mostrou um espumante que preenche muito bem a boca, formando uma espuma muito gostosa. Com uma acidez bem aparente se mostrou muito fresco, agradável e quase doce apesar de ser brut. Final longo e persistente, com excelente retrogosto frutado trazendo de novo frutas cítricas em especial maçã verde.

Pelo preço pago (em torno de R$ 25,00) se mostrou um excelente custo benefício. Devo pedir desculpas por duas coisas: não tirei foto desta vez e como não sou um grande consumidor de espumantes, minha degustação ainda é muito crua e não tenho ainda muito embasamento pra discorrer sobre o assunto. De qualquer maneira fica a indicação pra quem não quer gastar muito e aproveitar as festas de final de ano juntamente com o calor que tem feito em sampa.

No comments:

Post a Comment