Monday, December 20, 2010

Patacon - Bananas Verdes Fritas!


Mais um post da série de descobrimentos gastronômicos que tive em Miami durante minha viagem. Desta vez o destaque vem da cozinha colombiana.

O prato é composto basicamente de uma panqueca ao melhor estilo dos burritos mexicanos e um recheio a sua escolha. O que difere esta panqueca no entanto, é que ela é feita de banana verde frita, normalmente daquelas bananas da terra que conhecemos bem. Lá no entanto a banana é chamada de plantano.

O modo de preparo é bem simples, onde a banana é pré frita até que fique macia e depois  retira-se a mesma do fogo, passa-se um rolo por cima dela a fim de abri-la até quese forme uma panqueca e que fique com não mais que 1 cm de espessura sendo que a partir dai ela passa por uma segunda fritura, normalmente em azeite, para que fique bem dourada e crocante.

No restaurante eu escolhi um recheio composto por frutos do mar, camarões e um molho meio picante. O recheio é servido a parte em pequenos potes a fim de que o próprio cliente faça a mistura que melhor lhe convenha. O mais tradicional no entanto para os latinos em geral é a mistura de arroz branco, feijões pretos e carne. Esta deve ser a combinação que eu tentarei escolher uma próxima vez.

Não conheço restaurantes de cozinha colombiana em Sampa mas tentarei descobrir. Se alguém aqui o conhece e quiser compartilhar, por favor utilize o espaço de comentários do blog. O mesmo vale para quem quiser compartilhar experiências gastronômicas com cozinhas estrangeiras.

Bom apetite!

No comments:

Post a Comment