Tuesday, December 28, 2010

Pequenas Partilhas Cabernet Franc 2009


Mais um vinho comentado no blog, já está até se tornando uma rotina. Quase uma reviravolta, pois de início eu imaginava outra cara pro blog, mas às vezes a vida nos dá novos rumos e novas oportunidades, e assim devemos seguir.

Desta vez um vinho nacional da Vinícola Aurora, o Pequenas Partilhas Cabernet Franc 2009, elaborado como o próprio nome já diz com uvas da casta francesa Cabernet Franc. Segundo o produtor, o nome faz alusão a vinhos de pequenas produções que tem como diferencial a qualidade superior, e por este motivo só seria feito em colheitas consideradas muito boas. O interessante é que esta uva até pouco tempo era mais comumente usada em cortes ao melhor estilo bordalês (juntamente com a irmão mais famosa Cabernet Sauvignon e com a Merlot ou ainda em casos mais raros entra-se ai também a Petit Verdot) mas que hoje em dia tem apresentado varietais muito consistentes e de muita qualidade. Vamos as impressões.

Em taça o vinho apresentou uma coloração rubi bem concentrada, instransponível e ao mesmo tempo muito brilhante. Lágrimas abundantes, finas, rápidas e incolores.

No nariz o primeiro ataque foi um frutado muito gostoso, quase que era possível sentir a fruta fresca no pé ainda, mas não identifiquei ao certo qual era a fruta (preciso treinar melhor meu nariz), juntamente com algum herbáceo e alguma coisa que lembrava animal também, quase como couro. Ainda era possível sentir notas de baunilha.

Em boca o vinho apresentou corpo médio, taninos finos e elegantes amplamente integrados com a fruta já presente no nariz sem nenhum amargor final. Tinha um final de boca de média duração, quase doce. Apesar de seus 13% de álcool não foi possível detectá-lo tanto no nariz quanto na boca, provando que o conjunto estava numa boa harmonia.

Este eu recomendo e muito, e foi mais uma indicação da Dna. Cecília da DO Brasil, e como sempre, ela acertou em cheio!

Saúde e bons goles a todos.

No comments:

Post a Comment