Monday, February 14, 2011

Viña San Esteban Classic Merlot 2008

Sábado costumeiramente é dia de uma boa pizza lá em casa e eu estava louco pra tomar um vinhozinho junto e acabei escolhendo este Merlot para a tarefa de escoltar a pizza. Este vinho eu comprei em uma promoçãp na Vinea, que aliás além de ter uma ótima política de preços, sempre tem boas promoções e degustações interessantes aos sábados. Vale a visita.

A vinícola San Esteban está localizada na parte central do Chile, próxima a cidade de Los Andes, na borda oriental do Vale do Aconcágua. Os vinhedos se distribuem ao longo do Rio Aconcágua e aos pés dos Andes, onde uma amplitude térmica de dias ensolarados e noites com um ventinho gelado criam condições muito interessante para maturação das uvas. O vinho é elaborado 100% com uvas Merlot e não passa por envelhecimento em madeira, sendo que a intensão da vinícola é de que se obtenha a expressão mais pura das frutas empregadas na produção do vinho. Vamos as minhas impressões.

Na taça o vinho apresentou uma bonita cor rubi violácea intensa, brilhante e forte. Lágrimas finas, abundantes, incolores e bem rapidinhas fechavam o conjunto visual. 

No nariz um vinho franco e simples, com aromas de frutas frescas (morango/cereja) e um fundo de especiarias (pimenta). Direto ao ponto.

No palato o vinho apresentou corpo de leve para médio, bom extrato com lembrança das frutas vermelhas frescas mais uma vez a tona, taninos finos mas presentes quase com leve dulçor ao final. Álcool imperceptível (13,5%) , estando em harmonia com os outros integrantes do vinho. Me parece apenas que se o vinho tivesse um pouco mais de acidez o conjunto funcionaria um pouco melhor, mas mesmo assuim acompanhou bem a pizza e não comprometeu o resultado final.

Boa aposta e pelo preço pago na ocasião eu diria que é um excelente custo benefício para uma despretenciosa pizza em casa ou até mesmo pra beber sozinho, como aperitivo pra jogar conversa fora.

Saúde!

No comments:

Post a Comment