Thursday, June 21, 2012

Casa Valduga Premium Raízes Sauvignon Blanc 2012

Mais uma daquelas noites em que participo das degustações para o Guia Brasil de vinhos degustados às cegas, que está sendo preparado e escrito pelo jornalista Beto Duarte do Blog Papo de Vinho. E destas degustações sempre saem algumas gratas surpresas e vinhos que eu não conhecia mas que realmente são interessantes. Este é o caso do vinho de hoje. A parte com quaisquer discussões sobre as malfadadas salvaguardas aos vinhos nacionais, tenho ficado bem contente em perceber o quanto temos evoluído em questão de qualidade e diversidade dos vinhos nacionais. E acho que ainda podemos chegar mais longe. Mas isso vai ser assunto pra outro dia.


A linha raízes da gigante nacional Casa Valduga tem como foco os vinhedos que se encontram na Campanha gaúcha, gerando vinhos de qualidade neste que tem sido um dos mais celebrados terroir em terras brasilis. O vinho é feito com uvas 100% Sauvignon Blanc vindos de vinhedos próprios desta região fronteiriça com outros países do cone sul e que tem se mostrado extremamente interessante para o cultivo de vinhas e a produção qualitativa de vinhos. Sem maiores delongas, vamos ao que interessa.

O vinho apresentou uma coloração amarelo palha límpida, brilhante com ligeiros traços esverdeados. 

No nariz aromas de frutas como pêssego e maracujá e leve toque de grama cortada. Muito perfumado.

Na boca o vinho tinha corpo leve, deliciosa acidez e um retrogosto que trazia muita fruta, confirmando o nariz, e toques minerais, lembrando maresia. Final de médio para longo.

Um grande vinho nacional, sem defeitos e extremamente agradável. Embora combine mais com dias de calor e comidas leves, pode ser tomado a qualquer tempo. Não sei de valores nem de locais de venda pois tive o primeiro contato com o mesmo na degustação, porém eu recomendo!

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment