Wednesday, November 27, 2013

Cuvelier Los Andes Colección Malbec 2009

Noite fria em uma viagem de trabalho, uma ocasião bacana de juntarmos todos em um bom jantar descontraído e por que não, regado a um bom vinho, não é mesmo? E a escolha do vinho do jantar ficou a cargo do pessoal da empresa que, fãs de vinhos argentinos e chilenos, optaram pelo Cuvelier Los Andes Colección Malbec 2009.


A Bodega Cuvelier Los Andes é uma aventura de franceses de Bordeaux em Mendoza, criada com inspiração no famoso Michel Rolland e seu projeto Clos de Los Siete. A partir dai, colheita após colheita a Cuvelier Los Andes tem mostrado todo o potencial do terroir de Mendoza e seus vinhos interesantes.

O vinho é um varietal 100% Malbec com uvas colhidas no Valle do Uco em Mendoza, na Argentina. Os vinhedos estão localizados a aproximadamente 1000 metros acima do nível do mar. O vinho atinge incríveis 15,3% de graduação alcoólico. Para envelhecimento, cerca de 60% do vinho passa por mais ou menos 11 meses em carvalho francês. Vamos as impressões.

Na taça uma cor rubi violácea de grande intensidade, pouca transparência e lágrimas finas, rápidas e ligeiramente coloridas.

No nariz, aromas de frutos negros, especiarias e toques florais. Ao fundo era possível notar também chocolate amargo e tostado.

Na boca o vinho apresentou corpo médio, boa acidez e taninos marcados porém redondos e de boa qualidade. Retrogosto confirma olfato com frutos negros e chocolate principalmente, num final de média para longa duração.

Para acompanhar o vinho, aproveitei a oportunidade e provei uma carne de costela desossada sobre uma cama de polenta mole muito gosotosa e suculenta, com toda a cremosidade que a polenta e a gordura da carne poderiam proporcionar. O vinho, com seus taninos e acidez perfeitos, casou muito bem e foi um grande escudeiro.

Uma grande noite, um bom vinho e boas risadas. E isso por que a viagem estava apenas começando. 

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment