Monday, November 11, 2013

Barbera D'Alba DOC Annunziata 2009

Mesmo não tendo a oportunidade de conhecer os lados do Piemonte e proximidades quando estive pela Itália, sempre que provo um bom vinho de lá já fico com saudades da vez que estive por lá. E a cada vinho daquele país que provo, fico cada vez mais apaixonado por ele. Como um país pode ser tão encantador como a Itália? Eu realmente não consigo explicar só em palavras. Mas voltando ao vinho alvo do post de hoje, em um jantar com colegas de trabalho tinha a missão de escolher algo que agradasse a todos e o escolhido na oportunidade foi o Barbera D'Alba DOC Annunziata 2009.


O produtor se chama Rocche Costamagna e está situado na região de Las Moras, no Piemonte. Sua história remonta meados do século 19, quando Luigi Costamagna, filho do fundador Francesco Antonio Costamagna, recebeu a licença para comercializar seus vinhos produzidos em La Morra. Dai pra frente só se fez crescer a reputação de seus vinhos com prêmios e afins. Teve um período de baixa quando se passaram algumas gerações até que em meados da década de 60 o negócio foi retomado com força, novos vinhedos plantados e com uma boa modernização da vinícola. Com a expansão das vendas a o redor do mundo, a Roche Costamagna ficou então conhecida como um dos grandes produtores do Piemonte. O vinho em questão é um 100% produzido com uvas Barbera da região da La Morra. Passa cerca de 12 meses em carvalho esloveno e francês para afinamento. Vamos as impressões.

Na taça uma cor rubi violácea de média intensidade, toques atijolados nas bordas e alguma transparência. Lágrimas finas, rápidas e incolores compunham também o conjunto visual.

No nariz aromas de frutas vermelhas, toques de especiarias e lembrança de aromas terrosos. 

Na boca o vinho apresentou corpo médio, boa acidez e taninos finos e macios. Retrogosto confirma o olfato com frutas e toques apimentados. Final de média a longa duração.

Mais um grande vinho italiano, interessantíssimo e que foi muito bem com um risoto parmigiano e medalhões de filé ao gorgonzola. Eu recomendo que provem. Pelo que pude averiguar, é trazido ao Brasil pela Ravin.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment