Monday, October 26, 2015

Aliança Bairrada Reserva Tinto 2012

"Foi em 1927 que 11 associados liderados por Domingos Silva e Ângelo Neves decidiram fundar, em Sangalhos (Anadia), a Aliança, que conta já com mais de 80 anos de vida. Esta iniciou a sua atividade exportando de imediato para o Brasil, África e Europa e hoje, mais de 50% da sua produção destina-se à exportação, sobretudo de vinhos, espumantes e aguardentes, imagem de marca da Aliança em Portugal e nos cerca de 60 países para onde exporta. Em 2007, a Bacalhôa Vinhos de Portugal adquiriu o capital maioritário da Aliança, passando esta a pertencer ao Grupo Bacalhôa, tendo sido a designação social das Caves Aliança S.A alterada para Aliança Vinhos de Portugal S.A., momento em que se procedeu igualmente a uma mudança da imagem institucional". Como vemos, história é o que não falta por aqui e claro que toda essa tradição veio junto com nosso colonizadores e se enraizou por aqui nestes longos anos de descobrimento até o que a então colonia se tornou hoje.


Já sobre o Aliança Bairrada Reserva Tinto 2012, podemos acrescentar que é um vinho elaborado com uvas da casta Touriga Nacional, Tinta Roriz e Baga, selecionadas das melhores zonas da região da Bairrada sem estágio em madeira. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma bonita coloração rubi violácea de média intensidade com algum brilho e boa limpidez. Lágrimas finas, rápidas e ligeiramente coloridas também faziam parte do conjunto visual. 

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos bem maduros. Leve lembrança floral.

Na boca o vinho tinha corpo médio, boa acidez e taninos finos e macios. O retrogosto confirma o olfato e o final era de média duração.

Um bom vinho para o dia a dia, assim como muitos dos portugueses disponíveis no mercado dado seu preço, normalmente abaixo dos concorrentes, mesmo os sul americanos. Pode ser bebido sem acompanhamento ou com uma boa culinária portuguesa. Gosto deste tintos com bacalhau. Eu recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment