Monday, November 15, 2010

Vinho Cuvée Riesling Tradition 2008

Mais um vinho degustado, este no feriado de segunda feira. Como em casa tínhamos um risoto de frutos do mar com costelinhas de tambaqui, nada melhor do que um bom branco. E este foi selecionado na Cave Jado, uma excelente importadora de vinhos franceses de pequenos produtores com excelente qualidade.

Este varietal é feito com uvas 100% riesling na Alsácia, da onde veem os melhores vinhos desta uva. Pelo que pude notar o vinho não passa por madeira. Vamos as impressões.

Na taça apresentou coloração amarelho palha com reflexos esverdeados. Extremamente brilhante e vivo, o vinho impressiona pela transparência.
Já ao nariz a primeira impressão que me veio era de um floral muito intenso, mas que não consegui distinguir de qual flor o aroma era proveniente! Continuando análise olfativa pude perceber também muita mineralidade, que me remetia a lembrança de mar, praia, areia ...estranho não? Pois é, eu também achei mas enfim, como não tenho muita experiência, foi o que eu pude perceber. Completou o conjunto um leve aroma de frutas brancas, como maçãs e peras.

Na boca o vinho era muito vivo, fresco com uma deliciosa acidez, bom corpo e comprovando o olfato, trouxe de novo a mineralidade, floral e as frutas com destaque para peras. Era muito persistente, seu gosto continuava por muito tempo na boca após a ingestão. Álcool bem integrado (12%) e impercepitivel, mesmo pelo tempo em taça e aumento de temperatura.

Mais um recomendado, este na faixa de preço de até R$ 70,00.

1 comment:

  1. Vc esqueceu de falar q eu percebi q era aroma de rosa!

    ReplyDelete