Saturday, November 13, 2010

Vinho Marqués de Cáceres Vendima Selecionada Crianza 2006

Nada melhor do que com este friozinho que está fazendo por estas terras do que tomar um vinhozinho pra fechar a noite certo? Pois foi o que eu fiz na noite de ontem. E o escolhido desta vez foi um espanhol da Bodega Márques de Cáceres.Este vinho é um típico representante da região de Rioja, umas das regiões mais tradicionais e de prestigio no mundo do vinho espanhol e quiçá mundial.

Tem em sua composição 85% de Tempranillo (uva típica espanhola) e 15% de Garnacha. É envelhecido por 12 meses em barricas de carvalho (embora não tenha descoberto se são francesas e/ou americanas e se de primeiro ou segundo uso o que me fez lembrar que preciso ler um pouco mais sobre a legislação espanhola quanto as denominações de origem e a classificação crianza) e pelo menos mais 14 meses de envelhecimento em garrafa. Vamos as impressões.

Na taça o vinho mostrou uma coloração rubi bem escura, brilhante e com certa transparência. As lágrimas eram finas porém lentas e esparssas ao longo da taça. Na borda um halo levemente atijolado o que já mostrava o estágio de evolução que o vinho se encontrava.

No nariz a primeira impressão que veio e marcou bem foi de groselha bem intenso, seguido por leve baunilha e ao fundo alguma coisa de especiarias que me lembrava pimenta. Após algum tempo ainda foi possível sentir a sensação de algum odor animal estava presente, mas não consegui definir mas chegou a me lembrar couro. 

Na boca o vinho se mostrou bem estruturado, com taninos firmes e presentes mas de ótima qualidade. Acidez moderada fazia um bom conjunto porém de início achei que o vinho estava um pouco quente, com uma pontinha de álcool sobrando mas que o tempo em taça e de garrafa aberta arrefeceu. Trouxe mais do frutado inicial com lembrança de frutas vermelhas e um leve tostado ao final. De ótima persistência o final permanceu por um longo tempo em minha boca.

Enfim, mais um bom vinho que eu recomendo. É um pouco mais caro (na faixa do R$ 60,00 se não me engano) mas que vale o quanto custa.

Saúde!

No comments:

Post a Comment