Tuesday, January 18, 2011

Dolcetto D’Alba 2008 Batasiolo DOC


O escolhido neste final de semana foi este italiano da grande vinícola Beni de Batasiolo, que produz uma larga gama de produtos. Como o próprio nome do vinho  já diz é produzio pelas uvas dolcetto, uva autóctone italiana da região do Piemonte. Direto do site do produtor: “A zona de produçao deste vinho estende-se pelas colinas dos arredores da cidade de Alba, á direita do rio Tanaro”. Ainda segundo o produtor  as uvas são pisadas no mesmo dia da colheita e ficam em contacto com o bagaço por cerca de 8-10 dias. O vinho não passa por envelhecimento em carvalho para conservar os aromas da fruta. Normalmente este varietal é tido como um vinho simples, para o dia a dia, com uma acidez um pouco mais pronunciada o que lhe emprega vocação gastronômica. Vamos as impressões.

Na taça o vinho apresentou coloração rubi violácea brilhante, límpida e transparente. Lágrimas finas, abundantes, rápidas e incolores.

Ao nariz, se mostrou um vinho extremamente frutado, vinoso,  lembrando frutas vermelhas frescas. Destaque para morango.

Já no palato o vinho mostrou corpo médio, acidez muito gostosa e taninos finos e elegantes, quase doces. Confirmou o frutado do nariz e apresentou leve amargor final sem comprometer o resultado final. Persistência média.

Um vinho simples, objetivo, extremamente gastronômico que vale o quanto custa. Uma boa pedida pra se conhecer, apesar de minha predileção por vinhos levemente mais encorpados.

Saúde.

No comments:

Post a Comment