Tuesday, January 11, 2011

Tresmoulis Corbiéres 2005


Mais um ótimo francês, de bom custo benefício só que de uma AOC menor (Corbiéres) que faz parte de uma região mais conhecida por Languedoc-Roussillon, mais no sudoeste da França. Elaborado com as uvas Carignan, Grenache e Mourvédre (típicas da região), este vinho é feito pela cooperativa Saint Martin. Consegui pouca informação disponível em outra lingua que não o frânces sobre a cooperativa, mas a mesma já está no mercado do vinho desde a década de 40 e foi uma das vinícolas que brigou e ajudou a criar a AOC Corbiéres. Vamos as impressões.

Na taça o vinho apresentou um cor vermelho rubi já com alguns reflexos granada em decorrência de sua evolução, afinal já é da safra de 2005, com lágrimas finas e incolores, abundantes e até certo ponto lentas nas paredes da taça.

O primeiro ataque ao nariz fez mença a uma compota/geléia de frutas vermelhas sem que ue conseguisse distinguir ao certo quais frutas. Depois de agitação um leve floral despontou assim como a lembrança de tabaco ao fundo. 

Já na boca o vinho apresentou corpo médio, taninos presentes, vivos e bem rascantes tendo como base a safra do mesmo e com uma excelente e harmônica acidez. Manteve na boca a lembrança da compota de frutas com um leve tostado ao final. Persistência média.  O álcool se fez presente (13,5%) e em sintonia com o conjunto geral do vinho.

Vinho honesto, diferente e recomendado!

Saúde!

No comments:

Post a Comment