Tuesday, June 5, 2012

Beronia Reserva 2007

Pelo que tenho lido e acompanhado, me parece que os vinhos espanhóis estão na moda nos dias de hoje. E tem toda razão de ser, pois de um tempo pra cá pudemos observar um salta na qualidade dos vinhos e na divulgação destes vinhos no mercado internacional. E é justamente de lá que vem o vinho que será alvo deste post. 

Rioja pode ser considerada a região vinícola mais famosa da Espanha e é de lá que vem a maioria dos mais afamados vinhos. Atualmente também temos a região do Priorato com grande barulho no mercado internacional, mas isto é assunto para outro post.


Segundo o produtor, as uvas utilizadas neste vinho (Tempranillo 90% - Mazuelo 5% - Graciano 5%) são colhidas de suas vinhas mais velhas e passam por um estágio de envelhecimento em madeira por mais de 20 meses, sendo que esta madeira é um mix entre madeira francesa e americana. Além disso passa por um período de 18 meses em garrafa nas caves da bodega, antes de ser liberado para o consumo. Vamos as notas da prova.

Na taça o vinho apresentou uma bonita cor violácea de média pra grande intensidade, pouca transparência e lágrimas ligeiramente espassadas, mais grossas e com certa cor.

No nariz o vinho abriu com aromas de frutas vermelhas e escuras em compota, num mix bem balanceado e fragrante. Ao fundo, notas de chocolate e madeira bem integradas e não mais presentes que a fruta. 

Na boca o vinho mostrou um corpo médio, boa acidez e taninos finos, macios e bem integrados com o restante do vinho. Retrogosto com muita fruta e chocolate num final de longa duração.

Um ótimo vinho, me parece em seu auge mas provavelmente deva ainda permitir um tempo em garrafa. Eu recomendo!

Até o próximo!

3 comments:

  1. Raul,

    Bom dia.

    Obrigado pela visita.

    Visitei seu site e achei muito interessante seu trabalho. Está divulgado na lista ali ao lado.

    Espero que possa retribuir.

    Abraços.

    ReplyDelete
  2. Caro Victor

    Leio seus posts regularmente. Eu gostaria que adicionasses, sempre, duas informações:
    a) qual o preço que pagaste ao comprar (se em local de varejo)
    b) onde comprasses

    Um abraço

    Fernando Motta

    PS: Moro em Porto Alegre e tenho ido a SP com regularidade. Graças a um post teu consegui participar do Vinhos Off na pizzaria de Perdizes em maio.

    ReplyDelete
  3. Grande Fernando!

    Obrigado pela audiência. Fico feliz em saber que os posts tem atingido o objetivo e que você pode saber através daqui de um evento muito bacana!

    Vou tentar na medida do possível incluir tais informações nos próximos posts, lembrando que os preços podem variar de mercado pra mercado. Mesmo assim, como você não foi o primeiro a pedir esta informação, penso que deva ser relevante como ferramente de compra.

    Abraços!

    ReplyDelete