Tuesday, April 9, 2013

Começam os preparativos para o #malbecworldday

Entramos em uma semana muito interessante no tocante ao mundo  vitivinícola. A partir de amanhã, quarta feira 10 de abril, começam as comemorações do Dia Mundial da uva Malbec (comemorado oficialmente em 17 de abril).  A grande mentora do evento não poderia ser outra que não a Wines of Argentina, uma vez que a Malbec se tornou a uva emblemática dos vinhos do país hermano. Embora já tenha falado um pouco a respeito disso no blog anteriormente (relembrem aqui), vou tentar explicar um pouco mais sobre os por quês deste dia.


Como sabemos a uva Malbec tem seu berço na França, mais precisamente na região de Cahors. No final do século XIX no entanto, com o advento da filoxera e a quase total destruição da vitivinicultura francesa, a cepa cai no que podemos chamar de um certo ostracismo, sendo então colocada de lado em contrapartida a outras mais famosas. Neste ínterim a cepa chega a Argentina e começa a se desenvolver de forma espantosa e se adaptando de maneira exemplar ao clima e solo da região de Mendoza principalmente. E na data de 17 de abril de 1853 um projeto para criação de uma escola de agronomia e de um órgão em Mendoza em prol da vitivinicultura do país com base na expansão desta atividade cria um marco com relação muito estreita da uva Malbec e da vitivinicultura da Argentina. E foi com toda esta história levada em conta que se criou o dia Mundial da Malbec em 17 de abril.

De acordo com o release da entidade no Brasil, muitas atividades estão previstas, como dito anteriormente, com data de início para amanhã dia 10 de abril. Entre elas winebars com transmissão ao vivo pela internet, programas de webtv dedicados a discussão sobre o tema, ações de divulgação com auxílio de diversas mídias (e com a ajuda de diversos blogueiros também) entre outras. E a primeira delas será amanhã com um winebar com o tema: "Diversidade da uva Malbec em Mendoza", onde serão degustados os vinhos Sottano Malbec Reserva de Familia, Lagarde Primeras Viñas e Andeluna Altitud. Através do Winebar será possível acompanhar ao vivo duas degustações com vinhos selecionados pela Wines of Argentina para a divulgação no Brasil. Através do site www.malbecworldday.com.br as pessoas poderão acompanhar a transmissão, mandar perguntas e sugestões. Os vinhos serão provados simultaneamente por diversos jornalistas e blogueiros no Brasil inteiro.

Eu já estou com meus vinhos e ansioso pelo primeiro evento, o winebar, que irei participar com o maior prazer. E você, prezado leitor, já está preparado para acompanhar as festividades? Nos encontraremos por ai!

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment