Wednesday, April 10, 2013

Greystone Cellars Chardonnay 2011

Em mais uma tentativa de invencionices culinárias, sempre surge a necessidade de se acompanhar com um bom vinho. Desta vez, eu e minha esposa pensamos em fazer um risotto e um peixe para comemorarmos também o meu aniversário. E ai surgiu aquela já velha pergunta: que vinho vamos utilizar para o risotto e para degustar? Uma rápida procura em minha adega e me deparei com o Greystone Cellars Chardonnay 2011. O risotto seria de shitake e para acompanhar, filés de pangassius temperados com pimenta, limão siciliano e cobertos com uma crosta de pistache. Pronto, estava decidido. E convenhamos, que belo banquete de aniversário, não?!


Este vinho é feito a partir de um corte das uvas Chardonnay, Viogner, Muscato e Malvasia, sendo que a Chardonnay dá nome ao varietal do vinho por ser a maior constituinte do mesmo.  Todas estas uvas são colhidas nas regiões próximas a Sta Barbara, na Califórnia. Tem um curto período de passagem por barril (aproximadamente 4 meses). Sem maiores informações da vinícola ou mais histórias interessantes, vamos as impressões.

Na taça uma bonita cor amarelo palha com reflexos ainda verdeais com muito brilho. Lágrimas finas, rápidas e sem cor ajudavam a compor o aspecto visual. 

No nariz o vinho apresentou aromas de frutas como abacaxi, pêssego e cítricas. Além disso, pude notar também toques de baunilha e leve lembrança mineral. O vinho era bastante perfumado.

Na boca o vinho apresentou bom corpo e acidez. Retrogosto trouxe muito abacaxi e fruta cítrica com toques adocicados de baunilha. Final de média duração.

Outro bom vinho trazido pela Smart Buy Wines através de seu clube de vinhos. Agrada em cheio para acompanhar comidas a base de frutos do mar e risottos mais leves. Não preciso nem dizer que foi muito bem com nossos pratos! Eu recomendo a prova! Este foi adquirido 79 reais e vale o quanto custou.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment