quinta-feira, 23 de abril de 2015

Começou com tudo a Expovinis 2015: Top 10 Divulgado!

No dia de ontem foi dada a largada para o maior evento de vinhos da América Latina, a Expovinis Brasil, em sua 19a edição no ano de 2015. E como já é de praxe a 10 anos, a divulgação dos melhores vinhos da feira abre de forma oficial o evento.






O Top Ten funciona mais ou menos assim: os interessados em ter seus vinhos julgados (importadores/produtores/etc.) encaminham suas amostras para uma ou mais categorias dentre as 10 disponíveis e a partir dai, um grupo de 12 jurados irão degustar os vinhos às cegas e eleger os vencedores por categoria, a saber: Espumante Nacional, Espumante Importado, Branco Nacional, Branco Importado, Rosado, Tinto Nacional, Tinto Novo Mundo, Tinto Velho Mundo (dividida nas subcategorias ‘Península Ibérica’ e ‘Itália, França, entre outros’) e Fortificados e Doces.


O júri é formado por importantes profissionais do mundo do vinho, como o sommelier chileno Héctor Riquelme e Manoel Beato, sommelier-chefe do grupo Fasano, além de Celito Guerra (Embrapa-RS), Jorge Carrara (revista Prazeres da Mesa e site Basilico), José Luiz Borges Alvin (ABS-SP), José Luiz Pagliari (SENAC-SP), José Maria Santana (revista Gosto), Márcio Oliveira (Site Vinotícias), Mario Telles Junior (ABS-SP), Ricardo Farias (ABS-Rio), Roberto Gerosa (Blog do Vinho) e Tiago Locatelli (sommelier do grupo Varanda).

Abaixo segue a lista do Top Ten da edição 2015 da Expovinis Brasil:

Espumante Nacional: Aracuri Brut Chardonnay 2013/Aracuri Vinhos Finos (Produtor)
Espumante Importado: Champagne Georges de la Chapelle Nostalgie/Champagne Georges de la Chapelle (Produtor)
Branco Nacional: Vigneto Sauvignon Blanc 2014/Vinícola Pericó (Produtor)
Tinto Nacional: Valmarino Cabernet Franc Ano XVIII 2012/Vinícola Valmarino (Produtor)
Tinto Novo Mundo: Renacer Malbec 2011/Bodega y Viñedos Renacer (Produtor)
Branco Importado: Casas del Toqui Terroir Selection Sauv. Blanc Gran Reserva 2014/Bodegas de Los Andes Comércio de Vinhos (Importador)
Tinto Velho Mundo (I): Pêra Grave Reserva Tinto 2011/Luxury Drinks Portugal (Importador)
Tinto Velho Mundo (II): A Sirio Rosso IGT 2007/Azienda Agricola Sangervasio (Produtor)
Rosado: Saint Sidoine Côte de Provence Rosé 2014/Cellier Saint Sidoine (Produtor)
Fortificados e Doces: Alambre Moscatel de Setúbal 20 Anos José Maria da Fonseca/Decanter (Importador).


A feira segue até dia 24 de Abril e você poderá degustar estes e muitos outros excelentes vinhos, além dos lançamentos de vinícolas do Brasil, Chile, Argentina, Espanha, França, Portugal, Itália, Eslovênia, entre outros países. Estive presente por lá ontem e vi muita coisa boa. O tempo infelizmente me restringiu um pouco mas, eu recomendo a visita.



Até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário