Monday, April 6, 2015

Ovidio Garcia Esencia Crianza 2009: Belo vinho tinto espanhol

Abrindo os trabalhos do final de semana prolongado que se aproximava, mais uma vez me dirigi a minha adega em busca de algo que ainda não havia provado e que pudesse nos dar prazer e embalar a quinta feira a noite. E eis que me deparei com o Ovidio Garcia Esencia Crianza 2009 e resolvi traze-lo para a mesa. Vamos ver o que podemos falar dele?


O vinho em questão é produzido pela Bodega Ovidio Garcia, oriunda de Ribeira del Duero, na Espanha. A bodega nasceu em 1999, fruto dos sonhos da família Garcia em se tornar referencia na produção de vinhos de qualidade na região. Seus vinhedos se encontram nas cercanias da cidade de Cigales, sendo que as principais castas plantadas, em ordem de importância, são: Tempranillo e Garnacha. 

Sobre o  Ovidio Garcia Esencia Crianza 2009, podemos ainda acrescentar que é um varietal 100% elaborado com uvas Tempranillo que passa por 15 meses de envelhecimento em barricas, sendo que destas, 60% são francesas, 30% são americanas e 10% húngaras. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração rubi violácea de média para grande intensidade,  bom brilho e boa limpidez. Lágrimas finas, rápidas, em pequena quantidade e pouco coloridas também compunham o aspecto visual.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos escuros, chocolate, toques minerais e tostados.

Na boca o vinho apresentou corpo médio, acidez na medida e taninos macios. Retrogosto confirma o olfato e o final era de média para longa duração.

Um bom vinho espanhol, trazido pela Vinea Vinhos e que tem uma boa relação custo benefício. Recomendo a prova.

Até o próximo.

No comments:

Post a Comment