Thursday, April 30, 2015

Vinícola Salton: Lançamentos e Novidades em mais um Winebar!

A parceria entre a Vinícola Salton e o Winebar já é um sucesso comprovado, tendo em vista o número de lançamentos que a mesma fez usando a plataforma de degustação virtual. Eu tive de acompanhar grande parte delas, e com conhecimento de causa, posso dizer que eu fico muito orgulhoso de ver o vinho nacional tomando o rumo que está. No último dia 28 de abril, a Vinícola Salton apresentou mais alguns lançamentos e novidades para o ano vigente. Lucindo Copat, enólogo-chefe, foi quem fez a apresentação de tais lançamentos, a saber: Salton Prosecco Brut 2015, Salton Lucia Canei e o Salton Desejo Merlot 2011.

Falar sobre a Vinícola Salton seria como, desculpem o clichê, chover no molhado. Com seus mais de 100 anos de história, é uma das principais vinícolas do Brasil, sem sombras de dúvidas, e tem uma extensa gama de produtos, dos mais simples aos mais complexos, que atendem a todos os nichos de consumidores. E é com base neste conceito que a família Salton, agora em sua 3a geração a frente do negócio, vem trazendo os resultados até aqui demonstrados.

O Winebar é sempre uma degustação descontraída onde provamos juntos com os convidados e o mediador, na nossa casa, alguns ótimos vinhos das vinícolas ou importadoras participantes, no caso, a Vinícola Salton. Se quiser ainda preparar um prato que goste para acompanhar os vinhos durante a degustação, faça vontade nos outros participantes, é sempre muito divertido. Durante a transmissão, todos os convidados estarão trocando ideias e enviando perguntas através de um bate-papo, que fica no quadro ao lado do vídeo. Então se você tiver perguntas, é só enviar pelo bate-papo que as mesmas serão repassadas ao Daniel Perches e serão respondidas ao vivo, junto com o convidado.


Começamos a degustação com o Salton Prosecco Brut 2015, um vinho espumante feito com 100% de uvas Prosecco (Glera) e produzido pelo método charmat (fermentações em tanques de inox). Um vinho de cor amarelo palha bem clarinha, quase tendendo a um prateado, com perlage fina, consistente e persistente. Aromas de frutos como abacaxi, pera e com toques florais. Na boca é leve, fresco e com alguma cremosidade. Para abrir os trabalhos, para bebericar ou mesmo para entradinhas mais leves, é o espumante certo.


Passamos então ao espumante Salton Lucia Canei, um vinho espumante feito com 100% de uvas Pinot Noir e produzido pelo método tradicional, que teve contato de 18 meses com as leveduras. A curiosidade fica pelo nome do espumante, em homenagem a uma das "nonas" da família Salton, que teve 12 filhos e que trabalhou muito em prol da família, a mais de 100 anos atrás. De coloração rosa-salmão, tem um belo desprendimento de pequenas e delicadas borbulhas com bela formação de perlage e coroa de espuma. No nariz profusão de aromas de frutos vermelhos, panificação, nozes e algo de floral. Em boca é muito cremoso, voluptuoso de belíssima acidez e bastante estrutura. Um belo espumante sem dúvida nenhuma. 


Para finalizarmos chegamos ao Salton Desejo Merlot 2011, um vinho feito com 100% de uvas Merlot colhidas e escolhidas manualmente, o vinho passa por maturação de 12 meses em carvalho francês e americano (50% - 50%) além de um ano em garrafa antes de ir para o mercado. Só um detalhe: este vinho só em lançado quando a safra é considerada muito boa. Na taça o vinho apresentou uma cor rubi violácea ainda muito viva e brilhante. Apresenta aromas de compota de frutas escuras, côco, tabaco doce e algo de especiarias. Com o tempo em taça algo de alcaçuz pode ser notado também. Em boca é encorpado, acidez na medida e taninos presentes mas domados e de boa qualidade. Um vinho elegante e complexo, agrada em cheio. A garrafa secou rapidamente.

E assim finalizamos mais um Winebar em parceria com a Vinícola Salton com a certeza de que o vinho nacional está no caminho certo e que, reforçando o que disse Jorge Lucki na abertura da Expovinis, o vinho tinto brasileiro está numa crescente que nos faz ficar de olhos neles. Eu acredito e recomendo a prova destes e muitos outros que venho comentando por aqui. Vocês não irão se arrepender.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment