quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Westend Estate Down Under Shiraz 2014

Apesar de ser portador de uma rara alergia causada pelos ácidos no vinho que o impede de engolir esta bebida, a visão e determinação de Bill Calabria colocam-no no topo da lista dos produtores que elevaram enormemente a qualidade dos vinhos elaborados em Riverina nos últimos anos. Estabelecida em 1945 por seus pais, imigrantes italianos, em Griffith, no coração de Riverina, que é a segunda maior região produtora da Austrália. De lá saem 70% dos vinhos do Estado de Nova Gales do Sul e a região é famosa por seus vinhos de sobremesa estilo Sauternes. O reconhecido crítico James Halliday concedeu quatro estrelas e meia à vinícola em seu Australian Wine Companion 2015.


Sobre o Westend Estate Down Under Shiraz 2014, podemos ainda acrescentar que é um vinho feito 100% com uvas Syrah da região de Riverina, na Austrália, e passa por 6 meses de envelhecimento em barricas de carvalho francês e americano. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma bonita coloração violácea de grande intensidade, bom brilho e limpidez. Lágrimas finas, rápidas e ligeiramente coloridas também se faziam presentes.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutas escuras, especiarias (pimenta em evidência), baunilha e leve toque animal ao fundo.

Na boca o vinho tinha corpo médio, boa acidez e taninos suaves. O retrogosto confirma o olfato e o final era de média duração.

Um gostoso vinho australiano que foi um belo escudeiro para uma boa pizza de sexta feira. Eu recomendo a prova.

Até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário