Tuesday, November 22, 2011

Viagem a Bento Gonçalves (Vale dos Vinhedos) - Vinícola Don Laurindo

Depois da visita a Almaúnica e toda história contada pelo Márcio Brandelli confesso que fiquei muito curioso em conhecer o restante da família e seu trabalho, portanto não haveria escolha mais óbvia para a segunda visita do que a vinícola Don Laurindo. E foi pra lá que eu rumei.

Chegando ao lugar, já pude perceber a primeira diferença: como a vinícola já tem digamos "mais idade" e mais tradição (20 anos como Don Laurindo), não tem aquela arquitetura moderna e chamativa, mas mesmo assim lembra um lugar muito acolhedor. Outro detalhe é que não houve preparação para o uso da gravidade na elaboração dos vinhos, o que teoricamente pouparia esforços para bombeamento e também energia. De qualquer forma nada que influa no resultado dos vinhos, se estes forem cuidadosamente feitos.


Entrando na vinícola fomos recepcionados por uma simpática "guria" que seria nossa guia da visita. Infelizmente não guardei seu nome, mas ela disse que seria sobrinha do Márcio e portanto, deve saber de quem estou falando. Fomos apresentados então a área de recepção das uvas (de vinhedos próprios) que fica logo na entrada da local destinado aos tanques de fermentação, em sua maioria em aço inox com temperatura controlada. Evidentemente que ainda são mantidos alguns tanques de madeira mais turisticamente do que produtivamente, neste caso. Após esta área fomos apresentados as caves onde os vinhos envelheciam em barricas e também em garrafas. Existe ainda uma parte das caves separadas para criar um histórico da vinícola, com diversas garrafas de safras mais antigas ficando armazenadas para quem sabe um dia servirem para se verificar o tempo de guarda de determinados vinhos. Achei a iniciativa muito interessante.













E a hora esperada por nós chegou: tínhamos uma vasta gama de produtos para degustação e nem vou falar de um por um, afinal nem é este o intuito do post, mas vou falar de alguns que me chamaram mais a atenção. Pequeno parentese aqui: vocês leitores do blog já perceberam que sou tarado por vinhos tintos, portanto e principalmente ao longo desta série de posts não estranhem meu destaque maior para este tipo de vinho, ok? Voltando ao que interessa, eu destacaria os seguintes vinhos lá provados: um Malvasia de Cândia 2010 muito fragrante com notas de lichia e floral ao mesmo tempo sendo muito leve e fresco em boca; um tinto Ancellota 2007 com muita fruta vermelha, bom corpo e acidez, fácil de beber e por último um Merlot DO Vale dos Vinhedos 2009, especiado, muita fruta vermelha e escura, estruturado com bom corpo com taninos já fundidos no vinho que tornam a experiência muito agradável!  Vale ressaltar que provei muitos outros vinhos que apresentavam muita qualidade, mas escolhi alguns para destacar.

Satisfeitos com nossas provas, partimos rumo à próxima visita.

Até o próximo!

5 comments:

  1. A vinícola Don Lurindo está localizada em Garibaldi e não em Bento Gonçalves.Vamos acabar com a idéia que o vale dos vinhedos pretencem só a Bento Gonçalves, mas sim a Bento,Garibaldi e Monte Belo.Obrigado.

    ReplyDelete
  2. Belo post Victor.

    O nome da moça é Vanessa Brandelli, neta do Sr. Laurindo Brandelli.

    ReplyDelete
  3. Prezado Anônimo, obrigado pela correção e peço desculpas pela minha falha. Porém permita-me acrescentar que revisando minhas anotações, o site e os folderes da vinícola isto em momento nenhum fica claro e eles até citam a chegada da família a Bento Gonçalves, o que pode nos induzir ao erro. De qualquer maneira, fica a sua correção.

    Julio Cesar, obrigado por me lembrar o nome da simpática moça que nos atendeu durante a visita. Gosto de citar pessoas que foram sempre agradáveis e que enriquecem a experiência, até para tornar a postagem mais pessoal.

    A vocês dois, o meu muito obrigado pela visita e continuem conosco.

    Abraços,

    Victor

    ReplyDelete
  4. Olá Victor,
    estou muito feliz por ter gostado de visitar a vinícola e agradeço o elogio, é bom saber que as pessoas elogiam o modo como trabalho.

    Att. Vanessa Brandelli

    ReplyDelete
  5. Vanessa,

    Obrigado pela visita!

    Realmente gostamos muito da visita e do modo como vc a conduziu. Espero que continue fazendo um excelente trabalho e desejo muita prosperidade a vocês ai na vinícola!

    Até a próxima!

    ReplyDelete