Saturday, May 5, 2012

Novy Syrah 2009

Continuando com os vinhos do final de semana/feriado prolongado, chegou a vez de um americano, não tão famoso quanto seus irmãos Zinfandel e Cabernet Sauvignon mas que costumam obter alguns bons resultados, dependendo da onde são plantandas por lá. Estou falando de um exemplar da uva Syrah, que juntamente com a Zinfandel tem se tornado as minhas uvas preferidas ultimamente. 

Este vinho é produzido por uma pequena vinícola familiar localizada no Napa Valley, na Califórnia. De origem Checa, esta família nomeou a vinícola como Novy, que em checo quer dizer novo, simbolizando que apesar de virem de um país do velho mundo, produzem vinhos no novo mundo e tentam passar todo seu amor através destes. Aparentemente não possui outras uvas no corte, mas não obtive confirmação nem tão pouco de envelhecimento em carvalho. Um detalhe, que hoje nem é mais curioso, é que o vinho vem com vedação de tampa de rosca. De qualquer forma, vamos as impressões.


Conforme eu havia comentado a luz não estava permitindo uma avaliação mais precisa, mas este vinho apresentava uma cor violácea muito escura, densa, quase negra com lágrimas finas, espassadas, rápidas e bem coloridas.

No nariz o vinho abriu com muita fruta escura, café com leite, notas terrosas e de pimentas. Tudo muito opulento e vibrante, num vinho que mudava constantemente. 

Na boca o vinho mostrou-se muito encorpado com taninos finos e presentes, em muita quantidade. Acidez gostosa e convidativa. Retrogosto confirma frutas e algo de chocolate. Final delicioso de média para longa duração.

Mais um grande vinho, talvez o melhor da noite desta vez, trazido pela SmartBuy Wines, que tem acertado em quase todas as escolhas para quem faz parte do seu clube de vinhos. Eu recomendo!

Até o próximo!

2 comments:

  1. Meu nome é Marco Antônio Novy, gostaria de saber como comprar o vinho.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Marco Antônio!

      Boa tarde! Obrigado pela visita. Seguinte, este vinho foi comprado na SmartBuy Wines porém pelo que sei, não consta mais em seu portfólio e não descobri se alguém o está importando para o Brasil atualmente. Assim que descobrir te aviso.

      Abraço

      Delete