terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Casa Silva Chardonnay 2012

Continuando os trabalhos da noite, partimos do Brasil e buscamos um país vizinho, o Chile e uma de suas mais famosas vinícola, a Casa Silva. O vinho? O Casa Silva Chardonnay 2012.

A Viña Casa Silva é uma das vinícolas mais antigas do Valle de Colchágua em termos de tradição e história, e uma das mais modernas do Chile, tratando-se de inovação. Tem diferentes salas de barricas, túneis subterrâneos, construções antigas, entre outras. É uma vinícola 100% familiar, 100% chilena, a qual todos os membros da família participam do trabalho diário. A relação com a terra e o vinho é parte diária dos membros da família Silva. Cada um cumpre uma atividade específica, particular e profissional com o orgulho de quem viveu, vive e quer continuar vivendo uma estreita relação com a terra e o vinho como parte de uma forma de vida. Eles são pioneiros na plantação de vinhedos finos desde 1912 na região do Valle de Colchagua, Don Emilio Bouchon pertence a primeira geração da família que chegou de Boudeaux, França, no final do século de XIX no Chlile, em 1892. Foi nessa época que teve início a construção da vinícola, que é a mais antiga e tradicional do Valle de Colchagua.


O vinho em questão é um varietal 100% Chardonnay e tem cerca de 10% do vinho com fermentação malolática e envelhecimento em carvalho francês por cerca de 3 meses e os 90% restantes ficam em tanques de inox. Vamos as impressões.

Na taça o vinho apresentou uma bonita cor amarelo palha brilhante com reflexos verdeais. Lágrimas finas, rápidas e incolores completavam o aspecto visual.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutas tropicais, mel e toques amanteigados. 

Na boca o vinho tinha uma excelente acidez e corpo médio. Retrogosto confirma o olfato com um final de média duração.

Mais um excelente vinho na relação custo benefício e que também foi muito bem com os pratos da noite. Com preço semelhante ao anterior, também foi adquirido no Záfari do Shopping Bourbon. E assim finalizamos os posts de 2013 deixando os votos de uma excelente virada de ano a todos que de uma maneira ou outra acompanharam este blog durante o ano. E que possamos estar juntos de novo durante todo o ano de 2014. 

Muito obrigado e que venha 2014!

Nenhum comentário:

Postar um comentário