quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Rhein Extra Brut Impérial: final de ano com espumante romeno na #CBE!

É mais uma vez aquela época do mês em que os enoblogueiros espalhados por este Brasil (e mundo) afora se unirem em mais uma degustação virtual, a já conhecida por aqui #CBE - Confraria Brasileira de Enoblogs. Neste mês, um pouco antes do prazo que normalmente é o primeiro dia de cada mês, tivemos que escolher um "Espumante feito pelo método tradicional" para compilar uma espécie de "sugestão de lista de compras" para o final de ano dos leitores. Desta vez o "culpado" pela escolha foi o Gustavo Kauffman do blog Enoleigos. E o vinho que escolhemos por ai? Foi o Rhein Extra Brut Impérial. Vamos saber um pouco sobre ele?


O vinho é produzido pela Halewood Wines, fundada em 1978 por John Halewood. A empresa logo se tornou o maior produtor nacional independente de vinhos e bebidas alcoólicas no Reino Unido. A empresa passou a deter participações em áreas-chave da indústria de bebidas em todo o mundo. Com um volume de negócios anual superior a 500 milhões de Euros, a Halewood International Ltd. distribui mais de 1.400 produtos no Reino Unido e 30 países mundo a fora. Quatro das marcas do grupo Halewood International Ltd. podem ser encontradas nas dez melhores marcas em sua categoria no Reino Unido. Hoje, depois de um investimento de 10 milhões de euros, a empresa possui quatro subsidiárias na Romênia. O principal objetivo da empresa era comercializar vinhos romenos às expectativas internacionais. A Halewood Romênia atualmente vende seus vinhos para mais de 40 países e se tornou o maior exportador de vinho engarrafado romeno. Tais países incluem China, Japão, Coréia do Sul, México, Peru e, claro, o Reino Unido e os Estados Unidos. A Halewood Romênia utiliza castas internacionais, como Merlot, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Chardonnay, Pinot Gris, Sauvignon Blanc, Gewürztraminer, e as incríveis variedades locais Feteasca Neagra, Feteasca Alba, Feteasca Regala e Iordana. Com tal diversidade, a Halewood Romênia é capaz de fornecer ao mercado nacional e internacional vinhos de alta qualidade, os quais têm personalidades bem definidas.

O Rhein Extra Brut Impérial é elaborado pelo método tradicional desde 1906, onde a segunda fermentação ocorre em garrafa. Tem como base a uva Chardonnay, mas recebe também no corte as uvas Feteasca Regala e Riesling todas colhidas da região de Sebes (Alba) na Romênia. De curiosidade, é considerado o melhor espumante da Romênia e serve ao palácio presidencial de lá desde a sua primeira safra. Vamos as impressões?

Na taça o vinho espumante apresentou uma bonita cor amarela com reflexos dourados, bom brilho e boa transparência. Produção de pequenas borbulhas em bastante quantidade e de modo bem persistente. 

No nariz o vinho espumante mostrou aromas de frutos como pêssego, mel, panificação e leve fundo floral. 

Na boca o vinho espumante mostrou bastante cremosidade e uma deliciosa e refrescante acidez. Retrogosto confirma o olfato e o final é longo e ajuda a limpar o palato e prepara-lo para a próxima garfada!

Tarefa dada é tarefa cumprida, #CBE em dia! Além de ser uma grata surpresa vinda das terras de meus ancestrais e que mostrou que até nós reles mortais podemos tomar o vinho dos reis! Recebi esse belo exemplar do Winelands Clube do Vinho, o clube que eu assino e recomendo.

Até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário