Thursday, June 18, 2015

Becker Landgraf Riesling Trocken 2013: jantar alemão no Balaio!

Apesar de achar que o dia dos namorados é muito mais comercial do que qualquer outra coisa, é gostoso estar ao lado da pessoa amada e, de alguma forma, fazer alguma coisa diferente neste dia. Nós aqui na sede do Balaio do Victor resolvemos que ficaríamos em casa e que aproveitaríamos a oportunidade para colocar em prática um antigo anseio: faríamos um jantar com inspiração na cozinha alemã. O vinho escolhido para a noite? Foi o Becker Landgraf Riesling Trocken 2013.


A vinícola Becker Landgraf está situada no coração de Rheinhessen, na Alemanha, ao longo de suaves colinas, onde nascem suas vinhas e também seus vinhos. Seus proprietários, Julia e Johannes Landgraf, lá escolheram viver com a sua família e é claro, construir sua adega, continuando a tradição de duas famílias já bastante conhecidas no mundo do vinho alemão. Assim, um dos motivos pelos quais vemos J2 nos rótulos de seus vinhos é para celebrar esta união com as iniciais de seus nomes, mas também para celebrar suas próprias convicções e abordagem com relação a produção de vinhos. Segundo os proprietários ainda, o diferencial de seus vinhos começa nos cuidados com a videira, desde a poda até a colheita, além é claro de trabalho mais próximo do natural possível, em harmonia com o meio ambiente.

Adicionalmente, o Becker Landgraf Riesling Trocken 2013 é um vinho feito com 100% de uvas Riesling e antes de ir pra garrafa, passou por 6 meses em contato com leveduras naturais para ganhar complexidade. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma bonita e brilhante coloração amarelo palha com reflexos dourados além de uma boa limpidez.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos como pêssego e maçã verde, toques de mel e plástico além de uma leve lembrança de flores brancas.

Na boca o vinho tinha corpo de médio com certa untuosidade e uma acidez instigante. Retrogosto confirma o olfato e o final era longo e duradouro.


O vinho era excelente e fez frente aos pratos preparados para a noite: salsichas diversas grelhadas (Viena, branca, etc), farofa de páprica, salada de batatas e chucrute, todos habilmente preparados pela minha esposa. O prato seguiu os preceitos da receita da chef Rachel Codreanschi e seu famoso pf alemão.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment