Tuesday, September 8, 2015

Goedverwacht Crane Rosé Brut 2013: Borbulhas vindas da África do Sul!

Hoje, a Goedverwacht Wine Estate está situada no belo vale a partir do qual a pequena cidade Bonnievale leva seu nome, próximo a parte ocidental da Cidade do Cabo, na África do Sul. O centro de degustação de vinhos foi projetado por Derek Van Zyl e a adega/casa da fazenda recém-construídas se assemelham a um celeiro centenário, renovado com características holandesas da cidade do Cabo, como vigas expostas e acabamentos rústicos. Na década de 1960, Gabriel Hendrik du Toit, um engenheiro civil, seguiu o seu sonho de se tornar um viticultor através da compra de duas fazendas vizinhas, totalizando 70 ha, no belo Breede River Valley, entre Robertson e Bonnievale. Ele acrescentou uma terceira propriedade para começar uma fazenda de gado leiteiro e chamou-lhe Soek Die Geluk, uma vez que ele acreditava firmemente que iria encontrar a felicidade neste empreendimento. Entre 1989 e 2003, Jan du Toit, o atual proprietário, acrescentou mais três fazendas para as propriedades originais e, atualmente, as duas fazendas cobrir um total de 220 ha. Desse total, 180 ha estão sob irrigação.


Sobre o Goedverwacht Crane Rosé Brut 2013 podemos ainda acrescentar que é um vinho espumante feito a partir de uvas Syrah (100%) pelo método Charmat, ou seja, com a segunda fermentação acontecendo em tanques de inox. Não consegui precisar o período de contato com as leveduras. Vamos as impressões?

Na taça o vinho espumante mostrou uma coloração salmão mais escura, límpido e brilhante. Boa formação de perlage, fino, delicado e contínuo.

No nariz o vinho espumante apresentou aromas de frutas vermelhas, tuti-fruti e leve toque de fermentação ao fundo. 

Na boca o vinho espumante era cremoso e bem fresco.O retrogosto confirma o olfato e o final era de longa duração.

Um ótima descoberta de vinho espumante, de um local não tradicional pra este tipo de vinhos, mas que pode vir a ser uma boa opção para o dia a dia, para um papo com amigos ou mesmo para bebericar com uma boa companhia. Para acompanhar, neste dia resolvemos fazer um risoto de legumes (receita da Rita Lobo do canal por assinatura GNT) e uma roseta de pescada. Tudo ficou muito bom e o casamento se deu de maneira muito saborosa. Eu recomendo a prova. Este é mais um vinho do clube de vinhos da Winelands, o clube que eu assino e recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment