Tuesday, November 24, 2015

Chatêau Jupille-Carillon St. Emilion Grand Cru Cuvée Prestige 2002

As vezes me pego pensando como é difícil encontrar bons vinhos franceses a preços atrativos em nosso mercado mesmo com alguns importadores exclusivos de vinhos de lá. Acontece que os vinhos franceses com um mínimo de qualidade estão sempre um degrau acima no quesito preço em relação aos demais vinhos disponíveis no mercado nacional. Imaginem então qual não foi minha felicidade quando eu consegui este vinho do post de hoje, o Chatêau Jupille-Carillon St. Emilion Grand Cru Cuvée Prestige 2002.


O vinho é produzido pela vinícola familiar Château Jupille-Carillon, que se encontra em Saint-Émilion, Bordeaux. O empreendimento se encontra atualmente sendo tocado pela terceira geração da família. E é assim que o tradicional encontra o moderno nesta família, unindo tecnologia de ponta e utilização das mesmas técnicas desde os primórdios. Possuem plantados cerca de 11 hectares. 

Sobre o Chatêau Jupille-Carillon St. Emilion Grand Cru Cuvée Prestige 2002, podemos ainda afirmar que é um corte com base em Merlot e Cabernet Franc. Não consegui precisar o tempo de passagem em madeira. Vamos as impressões?

Na taça o vinho mostrou uma coloração rubi violácea de média intensidade com algum brilho e limpidez, tendendo ao granada principalmente nas bordas. Lágrimas finas, rápidas, espaçadas e sem cor também estavam presentes.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos e escuros, chocolate, café, toques animais (couro mais evidente), terrosos e algo de grafite. Muita complexidade e qualidade.

Na boca o vinho se mostrou de médio corpo com acidez ainda viva e taninos macios. O retrogosto confirma o olfato e o final era longo e marcante. 

Ao final, me senti muito contente e extasiado por enfim ter provado um belo vinho de Bordeaux e não ter pago rios de dinheiro por ele. Vale com certeza a prova. Eu recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment