Friday, November 6, 2015

Viña Ventisquero debuta em grande estilo com evento em São Paulo!

Se a pouco mais de 10 anos atrás, quando perguntavam sobre a Viña Ventisquero no nosso incipiente mercado de vinhos, poucos reconheciam ou mesmo sabiam do que se tratava, hoje a realidade é outra e a Viña Ventisquero é uma das vinícolas chilenas mais conhecidas e vendidas por aqui. E eis que, se aproveitando desta posição privilegiada, resolveram comemorar suas 15 safras desde a fundação com um delicioso almoço e degustação em São Paulo, no restaurante Bravin. Vale lembrar que quem apostou nos vinhos da Ventisquero desde o começo foi a importadora Cantu, que também ajudou a organizar o evento, além é claro da CH2A Comunicação.


A Viña Ventisqueiro é reconhecidamente ousada e vanguardista ao mesmo tempo, sendo marcada pela produção de vinhos clássicos que remetem ao passado vitivinicultural do Chile e projetos ousados e extremos, como a produção de vinhos no Deserto do Atacama. E muito disto é responsabilidade do enólogo chefe da casa, Felipe Tosso, cuja história como enólogo se confunde com a história da própria vinícola, e de sua jovem equipe de enólogos. E vale lembrar que o próprio Felipe Tosso veio para conduzir esta "viagem" pelas 15 safras da Ventisquero.


O passeio na gostosa tarde que passamos no Bravin se deu por vinhos clássicos e ícones da Viña Ventisquero, como a linha Queulat Single Vineyard, considerada de entrada, até uma mini vertical de um de seus ícones, o Pangea Syrah. Difícil é portanto falar de um por um destes vinhos sem me tornar repetitivo e cansativo. Vou escolher 2 então para falar um pouco a respeito.


O primeiro destaque vai para o Pangea Syrah 2004 que se mostrou no ápice de sua vida, prontíssimo para o consumo, mostrando que as apostas feitas por Felipe Tosso desde o começo renderam frutos. Este é um vinho 100% Syrah, uvas estas colhidas no Fundo Apalta, no Vale do Colchágua com passagem de 22 meses em barricas francesas de primeiro e segundo uso. O vinho se mostrou elegantíssimo, trazendo frutos escuros, especiarias, gorgonzola e grafite no nariz. Já no paladar apresentou corpo médio +, uma boa e ainda viva acidez e taninos amaciados e redondos pelo tempo. O retrogosto confirma tudo que o olfato descobriu. Uma delícia!


O segundo destaque do post vai para o Tara White Wine 1 2013, um curioso vinho 100% Chardonnay de uma linha de vinhos elaborada no Deserto do Atacama e ao qual não se foi adicionado nenhum outro componente que não veio da uva em si. O vinho não é filtrado e passou por 24 meses em barricas francesas de quinto uso (30% do vinho) e o restante em tanques de aço inox pelo mesmo período (70% do vinho). Todo este processo resulta em um vinho de coloração amarelo esverdeada, turvo e com pouco brilho. No nariz trás aromas de frutos tropicais como damasco e pêssego, algo de floral e lembranças de mel. Na boca tem acidez elétrica e um corpo médio +. O retrogosto adiciona uma tendência mineral/salina interessante. Um vinho que pode vir a agradar iniciantes e iniciados. Diferente do que estamos acostumados.


Por último, mas não menos importante, o que falar do Restaurante Bravin e do cardápio selecionado pela Daniela Bravin e sua equipe para harmonizar com os vinhos da Viña Ventisquero? Tudo feito a perfeição. O local é discreto e agradável, oferecendo um cardápio variado com ingredientes brasileiros bem aproveitados. Em virtude do evento, um menu com entrada, prato principal e sobremesa foi montado. As minhas escolhas recaíram sobre Bochecha de Porco com Purê de Maçã, perfeitamente cozida e com uma milanesa incrível, sem desmontar e sem estar oleosa para a entrada e Língua de Boi ao molho madeira para o prato principal, com carne perfeitamente cozida, suculenta e desmanchando na boca, de maneira deliciosa. Pra fechar, um mix de sobremesas da casa para compartilhar.

Mais uma vez um belo evento em parceria com a CH2A, Cantu e Ventisquero, além é claro do Bravin Restaurante. Só me resta parabenizar as 15 primaveras da Viña Ventisquero, ao Felipe Tosso por suas escolhas, a Cantu por nos proporcionar a oportunidade de continuar degustando os vinhos e a todos envolvidos em mais um evento de sucesso.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment