Wednesday, April 27, 2016

Santa Helena 100+ Parras Viejas Cabernet Sauvignon 2012

A Santa Elena, produtora do vinho de hoje, foi fundada em 1942 e adquirida pela VSPT Wine Group em 1994. Hoje é uma das maiores vinhas no Vale de Colchágua, com um total de 334 hectares plantados. Ela também tem contratos de longo prazo nas melhores vales vinho chileno: Maipo, Elqui, Casablanca, Leyda, Cachapoal, Curicó e Maule. A Santa Helena faz parte do Wine Group VSPT com 9 outras vinícolas: San Pedro, Tarapaca, Leyda, Santa Helena, Misiones de Rengo, Vinamar e Casa Rivas no Chile, La Celia e Tamari na Argentina. Adquirida pela CCU -a maior companhia de bebidas no Chile, em parceria com a Heineken NV, a Santa Helena representa 10% do volume de negócios do grupo e conta com o apoio e estabilidade que lhe permitem competir em um mundo globalizado.


Sobre o Santa Helena 100+ Parras Viejas Cabernet Sauvignon 2012, poderíamos acrescentar que é um vinho feito 100% com uvas Cabernet Sauvignon do Vale do Colchágua (Zona Andes) e passou em barris de carvalho francês de primeiro e segundo uso por 14 meses para afinamento. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou coloração rubi violácea de grande intensidade com bom brilho e boa limpidez. Lágrimas médias, ligeiramente mais lentas e coloridas também compunham o aspecto visual.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos frescos, especiarias, baunilha, mentolado e um fundo balsâmico. 

Na boca o vinho apresentou corpo médio para encorpado, taninos macios e domados além de uma bela acidez. O retrogosto confirma o olfato e o final era longo e harmonioso.

Um belo vinho chileno, de conjunto elegante e harmonioso, um belo representante da uva Cabernet Sauvignon em terras chilenas. Eu recomendo a prova.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment