Friday, April 8, 2016

Viejo Carretón Cabernet Sauvignon Roble 2015

A história da Viñas de America Del Sur, produtora do vinho de hoje, tem início nos anos de 1904 quando Nicolás Impellizieri e sua esposa, Josefa, chegaram a Argentina vindos da Itália para se estabelecer na primeira região vinícola da Província de Mendoza, como uma pequena família de vinicultores. No entanto, foi somente na colheita de 1988 quando Luis Impellizieri começou a engarrafar seu próprio vinho para que esse fosse comercializado ao redor do país. A linha Viejo Carretón - Colleción Diplomática foi a primeira de relativo sucesso, o que possibilitou a vinícola se estabelecer no mercado e abrir as portas para linhas mais ousadas e premium. Em 2003, após quase um século de vida, houve o início da comercialização de seus vinhos mais top, a linha "Oculto", para outros países pelas mãos de Lucas Impellizieri, filho de Luis Impellizieri. Desde então e através destas 3 gerações da família, a Viñas de America Del Sur tem buscado atingir a excelência e a qualidade esperada em cada garrafa de seus vinhos, comercializados ao redor do globo.


Já sobre o Viejo Carretón Cabernet Sauvignon Roble 2015, podemos ainda acrescentar que é um vinho feito 100% a partir de uvas Cabernet Sauvignon oriundas da Finca Lunlunda, em Maipú, Mendoza. Segundo o produtor, seus vinhedos são criados de forma orgânica. Tem ainda estágio de 4 a 6 meses em barricas de carvalho francês e americano. Finaliza com estágio em garrafa de até 3 meses antes de ser liberado ao mercado. Vamos as impressões?

Na taça o vinho apresentou uma coloração violácea de grande intensidade com bom brilho e limpidez. Lágrimas finas, não tão rápidas e coloridas faziam parte do conjunto visual.

No nariz o vinho apresentou aromas de frutos vermelhos bem maduros, especiarias, notas defumadas e de baunilha.

Na boca o vinho tinha corpo de médio para encorpado, ou médio + como se diz por ai. Acidez na medida e taninos macios. O retrogosto confirma o olfato e o final era de média para longa duração.

Um bom vinho para o dia a dia, bem feito e sem defeitos. Acompanha uma boa conversa ou mesmo uma refeição rápida e despretensiosa. Convida ao próximo gole. Realmente não é só de Malbec que vivem os nossos hermanos. Recebi mais esse bom vinho do Winelands Clube do Vinho, o Clube que eu assino e recomendo. Eu recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment