Friday, June 5, 2009

Até quando?!

Mais uma vez os braileiros assistem a atos de violência e selvageria após uma partida de futebol. A bandalheira se deu após o jogo semifinal da Copa do Brasil entre Corinthians e Vasco, onde o primeiro se classificou para a final do torneio. Desta vez, o massacre se deu na Marginal Tietê, onde segundo a imprensa em geral, houve uma emboscada de torcedores organizados corinthianos a ônibus dos torcedores vascainos.

O saldo dos atos destes bandos de selvagens foi muita destruição, ônibus incendiados, pessoas feridas, e um torcedor morto. Mais uma morte, a bem da verdade. Além de muitos outros pequenos eventos semelhantes espalhados nos entornos do estádio municipal do Pacembú.

Até quando precisaremos assistir a tais problemas sem que as autoridades não tomem atitud enenhuma? Até quando os pseudo-torcedores irão se comportar como animais fazendo com que pessoas comuns sejam obrigadas a se afastar dos estádios por causa deste bando de marginais? Até quando teremos mortes em eventos que tem como premissa básia a prática esportiva e a diversão? Até quando?!

Reina no país a impunidade e por este motivo, aliados inclusive a condição sócio-econômica da granda parte da população (baixa renda, pouca ou nenhuma educação, alta taxa de impostos, etc.), é que em cada rodada do futebol brasileiro vemos cenas como estas e nos fazem repensar a maneira de lidarmos com nossas leis.

Temos exemplos em que nos basear, principalmente vindos da Europa ,com relação a como lidarmos com este tipo de violência (como na Inglaterra e Alemanha) onde a violência atingiu niveis alarmantes e as autoridades resolveram punir e afastar os marginais dos jogos, fazendo com que hoje seja um evento em que uma família possa ir a assistir confortavelmente aos jogos sem temer pela sua segurança e pela sua vida.

E ainda queremos que o Brasil seja sede de copa do mundo, é no mínimo, uma piada sem graça.

No comments:

Post a Comment