Thursday, April 12, 2012

Villa San Juliette Merlot 2008

Como vimos até aqui o final de semana tinha sido de bons vinhos e não poderíamos deixar a peteca cair justamente agora que já havíamos passado da metade dos vinhos e a coisa ficava cada vez mais séria. Desta vez cruzamos novamente o oceano e viemos parar na América do Norte, mais especificamente em Paso Robles na região da Central Coast americana, entre São Francisco e San Luis Obispo. Esta região pode não ser tão conhecida como Sonoma ou mesmo Napa, mas produz vinhos interessantíssimos sem cobrar pelo "nome". Enfim, curiosidades vinícolas.

O vinho é feito pela Villa San Juliette Vineyard and Winery e possui em sua composição 86% Merlot, 8% Cabernet Sauvignon e 6% Tempranillo sendo que o vinho descansa após a vinificação, 14 meses em barricas novas de carvalho francês. Sem maiores enrolações, vamos as nossas impressões sobre o vinho.


Na taça o vinho já surpreendeu por sua coloração violácea bem escura, quase impenetrável com certo brilho, lágrimas finas e com alguma cor e quase nenhuma transparência. 

No nariz o vinho foi um arroubo de puro prazer: complexidade mudando entre frutas escuras, chocolate amargo, leve floral e café torrado faziam um rodízio interessante, hora um aroma mais evidente, hora outro. A expectativa crescia a cada "cafungada" na taça. Era hora então de confirmar, ou não, tais expectativas na boca.

Na boca o vinho mostrou corpo médio, acidez na medida e taninos macios, redondos porém firmes e se fazendo presentes. Retrogosto trazia algo que eu traduzo como um bombom de chocolate amargo com licor de frutas escuras. Final delicioso e de média para longa duração. Confirmou tudo que esperávamos dele.

Outro grande vinho degustado em companhia de amigos e que vale o quanto custa. Este veio também no SmartBuy Wine Club e como eu já havia dito anteriormente, não decepcionou, ao contrário, só aumentou as expectativas sobre os outros vinhos. Eu recomendo!

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment