Monday, April 16, 2012

Rodney Strong Cabernet Sauvignon 2008

Voltando a falar de vinhos americanos no blog, hoje é dia de Cabernet Sauvignon de Sonoma, uma das regiões consideradas mais cults, junto ao Napa Valley, quando se trata deste tipo de vinho. Particularmente estou desenvolvendo um gosto muito peculiar com estes vinhos, pois todos tem me agradado muito. Uma pena que estes vinhos sejam todos numa faixa de preço um pouco superior e não posso considerá-los vinhos para o dia a dia. De qualquer maneira, vamos a algumas informações sobre o vinho.

Quem produz este vinho é a Rodney Strong Vineyards, vinícola considerada uma das pioneiras da região e que, segundo palavras do importador, é reconhecida por ser visionária nos estudos dos solos da região e variedades a serem plantadas. Possui vinhedos nas mais famosas apelações de Sonoma, tais como Alexander Valley, Russian River Valley, Chalk Hill e Sonoma Coast. Atualmente a vinícola conta em suas linhas com vinhos Chardonnay, Sauvignon Blanc, Pinot Noir, Zinfandel, Cabernet Sauvignon e alguns blends e single vineyards. Sobre o vinho de hoje, o mesmo é feito com uvas 100% Cabernet Sauvignon da AVA de Sonoma County e passa 17 meses em caravalho, sendo que destes 76% americano e 24% francês. Vamos as impressões.


Na taça o vinho apresentou uma cor rubi brilhante com alguma transparência, lágrimas finas, quase incolores e bem rápidas. 

No nariz o vinho abriu com aromas de frutas negras, alguma coisa de especiarias e leve toque herbáceo. Com um pouco de tempo em taça, notas de baunilha e tostado também puderam ser notadas. Não é um vinho explosivo, mas os aromas apareciam de maneira bem marcada.

Na boca o vinho tinha corpo médio, boa acidez e taninos firmes, marcantes mas muito bem integrados ao restante do vinho. Retrogosto trazia algo de groselha junto com baunilha. Leve amargor ao final que tinha média duração. 

Mais um bom vinho americano, trazido pela SmartBuy Wines e que fez parte de uma das seleções do clube de vinhos deles, do qual faço parte e recomendo fortemente a quem quiser participar, pois sempre vem muito boa opções. Eu recomendo!

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment