Tuesday, May 15, 2012

Chile: Visita a Vinícola El Principal

Já nos aproximávamos do meio do dia e a próxima vinícola de nossa visita havia sido incluída no roteiro por indicação de um amigo, portanto não conhecíamos muito sobre eles, somente que era uma vinícola de produção modesta em se tratando de Chile e que segundo este amigo, os vinhos eram bem legais e depois de alguma pesquisa na internet, ao que parecia a vista da vinícola era muito bacana, tanto que também optamos por fazer um almoço/picnic nesta visita. Ainda com o auxílio do Pablo, sommelier da vinícola Pérez Cruz, tivemos acesso a Pamela, que viria a ser nossa guia durante a visita na El Principal.


E quis o destino que o dia cinzento e frio ficasse para trás ao passo que nos aproximávamos da El Principal, nos deixando com a certeza de que havíamos feito a escolha certa. O visual da vinícola aos pés da Cordilheira do Andes era simplesmente incrível! Embora estivéssemos atrasados, fomos recebidos de braços abertos e com um belo sorriso no rosto pela Pamela, nos trazendo ainda mais segurança sobre os prazeres que nos esperavam nesta visita.


Começamos então nossa visita com um pouco da explanação sobre o conceito da vinícola de se fazer vinhos, sua localização privilegiada em relação a Cordilheira dos Andes, seu solo aluvial e conceito para a plantação dos vinhedos em relação Vale do Rio Maipo e assim por diante.. São aproximadamente 50 hectares de vinhas de uvas tintas plantados para atender a demanda pelos vinhos da El Principal em suas 3 linhas: Calicanto (vinho de entrada), Memórias (vinho de média gama) e El Principal (vinho ícone). Aqui também são utilizados conceitos de pouca intervenção de máquinas na colheita e seleção das uvas ao passo que para a movimentação do mosto/vinho é utilizado a gravidade sempre que possível. Além disso são utilizadas barricas francesas para envelhecimento dos vinhos. E seria ali, na adega onde os vinhos são envelhecidos, é que a degustação dos vinhos se daria.


Antes de começarmos a degustação propriamente dita, a Pamela nos trouxe uma caixa com aromas em pequenos frascos, para que treinássemos nosso olfato antes de provarmos os vinhos. Confesso que a brincadeira foi interessante e só fez aguçar ainda mais os sentidos. Nesta degustação provamos dois vinhos, como segue: Calicanto 2010, um corte onde a atriz principal é a Cabernet Sauvignon, seguidos de Carmenére, Cabernet Franc e Syrah, um vinho de corpo médio, muito equilibrado e frutado, onde a fruta é a dona do pedaço; Memórias 2007, um corte Cabernet Sauvingnon e Carmenére, mais encorpado e denso, taninos presentes e redondos, equilíbrio entre fruta e aromas de especiarias, tabaco, maior complexidade num final gostoso e longo.


E para quem pensava que acabou, agora viria a parte aventura da visita. Subimos num 4x4, munidos de nosso dois vinhos, e fomos em direção ao pé da cordilheira, já iniciando a subida por uma estradinha tortuosa até chegarmos a um platô em meio aos vinhedos, palco de nosso pic nic! Durante o trajeto entretanto, paradas para colher uvas diretamente dos vinhedos que serviriam de sobremesa para nosso almoço. E que visual era aquele, chegava a entorpecer os sentidos tamanha a beleza e magia do lugar. E lá estavam preparados a nossa mesa, nossos deliciosos sanduíches de pesto com muzzarela de búfala e salada, crisps de vegetais e batata e de sobremesa, deliciosas amêndoas cobertas de chocolate. E assim curtimos nosso começo de tarde e era como se tivéssemos sido enfeitiçados, dormentes que estávamos diante de tamanho prazer visual e sensorial.


E assim seguíamos nosso dia, que ainda estava longe de terminar.

Até o próximo!

4 comments:

  1. Boa noite, como vai?

    Já tenho vindo a acompanhar o seu blog... 

    Desculpe estar a incomodar. Apenas queria pedir que se torna-se seguidor no nosso site do Nariz à Boca e coloca-se o meu link no seu site. Poderemos fazer partilha de LINK'S. Coloque o meu link no seu site por favor.

    http://donarizaboca.blogspot.pt/

    Muito obrigado e continue a desfrutar do grande mundo dos vinhos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Prezado Raul,

      Obrigado pela audiência em primeiro lugar.

      Já visitei o teu blog e achei bacana, tanto que já inclui nos links dos recomendados aqui do blog.

      Continue nos visitando.

      Abs.

      Delete
  2. Muito obrigada pelo belo palavras :)
    Este fim de semana, recebemos um casal muito simpático brasileiro que falou a este papel.
    Carinho do Chile,
    Pamela
    El Principal - D.O. Maipo Andes Valley, Chile

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hola Pamela!

      Obrigado pela visita ao blog e pela recepção calorosa em nossa visita.

      Legal que a "fama" do blog chegou até seus ouvidos! Sinal de um trabalho bem feito.

      Carinho do Brasil!

      Delete