Thursday, January 10, 2013

Memorias 2007: Para confirmar (ou não) impressões passadas

Em meados do ano passado (abril/maio) fiz uma viagem curta e rápida ao Chile no intuito de visitar algumas vinícolas próximas a capital, Santiago. Dentre essas, a vinícola El Principal fora incluída por ter sido a indicação de um amigo que entende do assunto e disse que valeria a pena tanto pelos vinhos interessantes como pelo visual deslumbrante do lugar. Pois bem, de lá pra cá se passou um bom tempo e eu estava procurando um bom motivo para abrir uma garrafa do vinho Memorias, que eu havia trazido de lá. E foi neste final de semana que eu achei que era hora de abri-lo para confirmar(ou não) as impressões na época.


Como dediquei um post exclusivamente a vinícola e afins (relembrem aqui), não irei mais entedia-los com isso. O foco passará a ser então o vinho, astro maior do blog ultimamente. O vinho é um corte de 80% Cabernet sauvignon e 20% Carmenére sendo que estas uvas são colhidas em Pirque, nos arredores de Santiago, dentro do Vale do Maipo com altitudes variando em até 780 metros acima do nível do mar. Passa por envelhecimento de 14 meses de carvalho francês, mais um ano em garrafa antes de ser liberado ao mercado. Possui ainda 15% de teor alcoólico. Vamos finalmente as impressões.

Na taça uma bonita cor violácea com halo ligeiramente aquoso. Lágrimas finas, ligeiramente mais demoradas  e ainda com bastante cor. Apesar de já ter quase 6 anos, o vinho não denota estar envelhecido, pelo menos em sua cor.

No nariz o vinho abre com aromas de frutos escuros e especiarias. Depois de algum tempo, notas de tabaco  e madeira podem ser também encontradas. 

Na boca o vinho se mostrou encorpado, com boa acidez e taninos finos e macios. Retrogosto confirma o olfato, com ligeiro toque herbáceo ao final, sendo este de média para longa duração.

O vinho confirma as impressões adquiridas no dia da visita a vinícola, mostrando ainda potencial de guarda e que apesar da degustação na vinícola ter sido muito bacana, o vinho tem suas qualidades e vale a pena ser conhecido. Eu recomendo.

Até o próximo!

No comments:

Post a Comment