Wednesday, January 30, 2013

Viña Honda Monastrell 2007

E como já é de costume nos almoços de domingo, um vinho diferente pra conhecermos. Este veio no SmartBuyWine Club. Um espanhol curioso, feito com uma uva pouco conhecida e pouco consumida no Brasil mas que agrada em cheio até quem pende mais pro lado dos vinhos argentinos e espanhóis por aliar de certa forma potência e elegância, sem perder a essência da fruta. Estou falando do Viña Honda Jumilla Monastrell 2007.


O vinho é produzido pela Bodegas Silvano Garcia na Denominação de Origem Jumilla (na região de Múrcia, na Espanha) onde há a predominânia de um clima mais árido e seco, sendo que entre as regiões próximas é uma das mais importantes em qualidade e quantidade de vinhos. A bodega elevou seu patamar de qualidade quando em 2000 começa a aplicar um processo de colheita um pouco mais cedo que o previsto com o intuito de diminuir os níveis de álcool dos vinhos e obter com uma maior seleção, frutos de maior qualidade e maturação ideal. Este exemplar é um varietal feito com uvas 100% Monastrell (que também pode ser chamada de Mouvédre por ai) e não consegui descobrir se o mesmo passa ou não por madeira. Recebeu nota 90 do RP, o que para muitos pode eleva-lo a um patamar de vinhos considerados muito bons.Vamos conferir?

Na taça o vinho apresentou uma bonita cor rubi violácea com pouco brilho e quase intransponível com ligeiro halo aquoso nas bordas. Lágrimas finas, rápidas e ligeiramente coloridas tingiam as paredes da taça. Não aparentava muita evolução mesmo com a idade já avançada.

No nariz o vinho abriu com aromas de frutos escuros e toques de especiarias. Com o tempo uma lembrança de algo mineral também pode ser notada.

Na boca o vinho mostrou corpo médio, boa acidez, taninos finos e macios. Retrogosto trazendo frutas e também especiarias confirmando o olfato sem amargor final, sendo que o vinho apresentava uma duração média em boca.

Mais um vinho interessante que a SmartBuy Wines nos apresenta, e sem sombra de dúvidas não me arrependo de ser sócio de seu clube de vinhos até hoje. Espero que continuem assim. Eu recomendo.

Até o próximo! 

2 comments:

  1. Victor, como vai tudo bem? adorei seu blog, parabéns..

    estou querendo me associar em clube de vinhos.. algo ai na faixa de 150 a 200,00 mensais, para 3 ou 4 vinhos… ou seja, pelo que vi, um bom clube fica na faixa de 50 a 60,00 por vinho…. como gosto de experimentar novos vinhos (e nao sou nenhum grande entendido), nao gosto do esquema de clubes que mandam vinhos repetidos.. estou na duvida justamente do SmartBuy x Winelands x Clube Dionisio… vi que vc esta no BestBuy.. que parece ser legal.. gostei tambem da Winelands, mas meu medo é , sendo ainda um principiante, talvez na Smart ou no Dionisio tivesse uma variedade mais “tradicional” (chile, eua, argentina,italia,etc) do que no winelands (muitos paises). Se puder gostaria da sua opiniao.. obrigado!
    Marcelo Ribeiro

    ReplyDelete
  2. Prezado Marcelo,

    Eu estou bem sim e vc, como vai? Obrigado pelas palavras e por deixar seu comentário.

    Quanto a sua pergunta, confesso que fico um pouco receoso em te dar uma dica. Sou sim assinante do SmartBuy Club e gosto muito, porém o foco deles é basicamente EUA e França, com uma pequena parcela de Espanha e um ou outro sortido. No final das contas, acho que não seria pra quem quer conhecer vinhos de vários lugares do planeta.

    Um conhecido meu participa do clube de vinhos da loja Wine.com e já inclusive me recomendou e convidou, atestando que é muito bacana e a variação é maior.

    Em relação aos outros que você citou, prefiro não opinar por pura falta de conhecimento mesmo. Se algum outro leitor souber e quiser discutir com vc, eu ficaria contente.

    Espero que eu tenha ajudado um pouco ao menos.

    Abraços,

    ReplyDelete